A reunião iniciou uma agenda de atividades da ADUFRGS-Sindical para fortalecer a educação pública e a ciência.
Na quarta-feira (26), a diretoria da ADUFRGS-Sindical realizou reunião com diretores da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) para discutir as novas regras de avaliação da produção científica nacional dos pesquisadores. A partir do ciclo 2025-2028, a Capes vai classificar os artigos publicados pela qualidade e não pelo periódico no qual o texto foi publicado.
Também esteve em pauta o orçamento destinado para a educação pública, ciência e tecnologia e a mercantilização da pesquisa.
Jairo Bolter, presidente da ADUFRGS-Sindical, avaliou de forma positiva a reunião, que contou com a presença de gestores, professores e pesquisadores que atuam na área da ciência nas universidades públicas e institutos federais da base do sindicato. “Dialogamos sobre a situação da ciência brasileira, os critérios de avaliação da Capes e a importância de nós nos movimentarmos enquanto coletividade para juntos defendermos mais recursos para a educação pública, CNPq e Capes. A ADUFRGS-Sindical irá construir uma agenda política para ampliar esse debate junto a sua base, a fim de fortalecer a ciência brasileira”, destacou.
O encontro aconteceu na sede do Sindicato com a participação: do presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, do diretor Tesoureiro Eduardo Rolim de Oliveira, do diretor de Assuntos da Carreira EBTT, Roger Saunandaj Elias, do diretor de Relações Internacionais da Capes, Rui Oppermann, do diretor-científico da Fapergs, Rafael Roesler, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSul, Vinicius Martins, da pesquisadora Gabriela Lemos da UFRGS, do professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, Paulo Nierdele, da pesquisadora da UFCSPA, Elizandra Braganhol, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Dinara Moura, do professor do Instituto de Geociências da UFRGS, José Frantz, da chefe do Departamento de Pós-Graduação do IFRS, Jaqueline Morgan e da pró-reitora de Pós-Graduação da UFRGS, Cláudia Wassermann (participação virtual).


