Profissionais apontam estratégias para a comunicação sindical e combate à desinformação.
O segundo dia do Seminário de Comunicação Sindical (25/04) começou com o painel “Noções de media training no contexto das mídias sociais digitais”, no qual a relações públicas Fernanda Silva falou sobre capacitar para lidar com as diferentes mídias e redes sociais, destacando cuidados com imagem da instituição, clareza, alinhamento e fortalecimento de discurso, além da diferença entre fonte e porta-voz.

Em seguida o jornalista Gabriel Galli falou sobre estratégias de comunicação, a partir de uma disputa de visões de mundo por um modelo de sociedade, considerando o público e conhecendo os canais, as linguagens, gerando emoções, e também a necessidade de investimento e cuidado com a forma de comunicar, as possíveis crises e repercussão na credibilidade institucional.

A programação da tarde do Seminário de Comunicação Sindical trouxe a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Ana Karin Nunes e a relações públicas, jornalista e professora da FABICO UFRGS, Fiorenza Carnielli falando sobre “Interesse público x do público e gestão de crise no contexto da comunicação pública”.
Na sua fala a professora Ana Karin falou sobre gestão de crises e de riscos, com destaque para a relação com a imprensa, agilidade e qualidade na resposta, o papel do gestor e da comunicação em especial em sindicatos e suas pautas.

“Toda ação é por interesse, e isso é legítimo”, e é por legitimidade, afirmou a seguir a professora Fiorenza em sua fala “Dos interesses dos públicos ao interesse público: disputas e acordos possíveis”.
O último painel do Seminário de Comunicação Sindical, na tarde desta sexta-feira, abordou o tema “Desinformação e fake news no contexto da comunicação e mobilização sindical”.
A jornalista Juliana Coin discorreu sobre o tema: “No Olho do Furacão: Como enfrentar a desinformação em tempos de crise climática e política”. Ela comentou sobre sua atuação no Verifica RS, uma rede que mobilizou parceiros para compartilhar informação verificada sobre enchentes.
Com o tema “Revoluções por minuto: estratégias em um mundo conectado”, o jornalista Leandro Demori destacou o poder dos algoritmos nas redes sociais e a expansão da Inteligência Artificial no Brasil. “As notícias falsas geram repercussão e trazem retorno financeiro para as redes sociais”, salientou.
Demori comentou, ainda, que os magnatas das redes sociais são quem define o conteúdo que será divulgado para a sociedade.
Assista o Seminário de Comunicação Sindical disponível no YouTube da ADUFRGS-Sindical: