ADUFRGS-Sindical repudia ato de misoginia contra a ministra Marina Silva

“Que possamos nos inspirar na coragem de Marina Silva e continuar a luta por um Brasil mais justo, democrático, inclusivo e sustentável.”

A Diretoria da ADUFRGS Sindical vem a público manifestar seu veemente repúdio aos ataques dirigidos à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva durante audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, no dia de ontem, 27 de Maio.

É inaceitável que, no espaço que deveria ser o berço da democracia e da liberdade de expressão, uma voz histórica vinculada à defesa ambiental seja silenciada. Nós, gaúchos, vivenciamos recentemente os efeitos da mudança climática se transformando em tragédia, e aprendemos a duras penas como o debate econômico não pode mais prescindir da preservação do meio ambiente. Marina Silva é uma defensora incansável das causas ambientais e dos direitos humanos e merece respeito e apoio por sua coragem e exemplo, independentemente de qualquer viés ideológico.

É inaceitável o ataque que a ministra Marina Silva sofreu por ser mulher. A tentativa de um senador de desvincular o seu cargo de Ministra de Estado da sua pessoa, enquanto mulher, pressupõe que haveria uma incompatibilidade intrínseca, um prejuízo ao exercício de suas funções de Estado pelo simples fato de a ministra não ser um homem. Trata-se da mesma prática de discriminação que afeta milhões de mulheres todos os dias: mulheres que recebem menos que homens pelo mesmo serviço, que têm suas opiniões questionadas em público pelo fato de serem mulheres, que veem desrespeitadas suas decisões quando estão em posição de liderança.

Precisamos questionar: quem ganha e quem perde quando a política é reduzida a um espetáculo grotesco de ataques pessoais?; quem ganha e quem perde quando a denúncia da exploração e destruição desenfreada do meio ambiente é silenciada?; quem combate e quem estimula o preconceito, a discriminação e o ódio que têm contaminado o espaço público e comprometido o futuro do nosso país?

Nós, da ADUFRGS Sindical, lutamos diariamente pela valorização da educação e da ciência e reafirmamos nosso compromisso com a defesa do meio ambiente, com a defesa da boa política e com o combate à misoginia. Que possamos nos inspirar na coragem de Marina Silva e continuar a luta por um Brasil mais justo, democrático, inclusivo e sustentável.

Diretoria da ADUFRGS Sindical

Categorias
Notas