MEC anuncia R$400 milhões para as IFES: ADUFRGS-Sindical segue na luta em defesa da educação pública

Foto: Luis Fortes/MEC
Foto: Luis Fortes/MEC

A articulação contou com a atuação conjunta da ADUFRGS-Sindical, PROIFES-Federação, Andifes e Conif

O Ministério da Educação (MEC) oficializou, por meio da Portaria GM/MPO nº 177, de 26 de junho de 2025, publicada no Diário Oficial da União, a recomposição orçamentária de R$ 400 milhões para o exercício de 2025, destinados às universidades públicas e institutos federais de todo o país. A direção da ADUFRGS-Sindical comemorou o resultado da negociação, mas ressaltou que as instituições federais de ensino superior permanecem mobilizadas em defesa de um financiamento público que seja adequado, estável e sustentável.

De acordo com o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, essa conquista é resultado de uma intensa mobilização ocorrida nos últimos meses. A articulação contou com a atuação conjunta da ADUFRGS-Sindical, PROIFES-Federação, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior ( Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif ). “Acreditamos que esse processo é extremamente importante. Não podemos ficar sem os recursos mínimos necessários para o funcionamento das instituições federais. Estamos felizes com o avanço, mas seguimos mobilizados para conquistar mais. A nossa luta é pela recomposição do orçamento nos moldes e percentuais que foram investidos em 2014”, destacou Bolter.

O dirigente também ressaltou que, ao longo dos últimos 20 anos, o Brasil passou por uma forte expansão do ensino superior, e que agora é essencial garantir recursos para manter e fortalecer esse processo. “A ADUFRGS-Sindical e o PROIFES-Federação continuarão atuando para que os recursos cheguem às universidades e institutos  federais em volume suficiente, não apenas para o custeio, mas também para investimentos em infraestrutura e inovação”, afirmou.