PEC 6/24 alcança 300 requerimentos para apensação à PEC 555/06

Foto: EBC

Proposta pede o fim da contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas.

Depois de uma intensa mobilização do Mosap junto ao PROIFES-Federação e demais entidades representativas dos servidores públicos aposentados, nesta quinta-feira (03/07), foram protocolados 300 requerimentos para o apensamento da PEC 6/24 à PEC 555/06. Esse número foi exigido pelo então presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, para que a PEC 6 pudesse ser apreciada diretamente pelo Plenário, sem passar pelas comissões.

A ADUFRGS-Sindical e o PROIFES-Federação foram representados pelo professor Vanderlei Carraro. Foto: Instituto Mosap

Segundo o professor aposentado, Vanderlei Carraro, que representa a ADUFRGS-Sindical no Mosap e no PROIFES-Federação, a conquista superou as expectativas. “O que parecia ser impossível na visão do ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, tornou-se realidade. Hoje, 3 de julho, ultrapassamos os 300 requerimentos para o apensamento da PEC 6 à PEC 555/06”, comemorou.

Carraro destacou o esforço das entidades ligadas ao Mosap, que quase semanalmente, dialogaram com os parlamentares para explicar os impactos desse confisco público feito desde 2004. “Trata-se de uma injustiça aos aposentados e pensionistas, que após concluir seu período de trabalho, ainda continuam sendo taxados com a cobrança da previdência”, denunciou.

O professor ressaltou, ainda, que desde o início desse debate, a ADUFRGS-Sindical e o PROIFES-Federação tiveram um forte protagonismo durante as reuniões e as atividades do Congresso. “Nos últimos 60 dias, conseguimos muitos requerimentos de apensamento utilizando a seriedade e o compromisso que o PROIFES e a ADUFRGS levam em nome da educação pública”, pontuou.

Ele enfatiza que a luta segue, pois os 300 requerimentos não significam obrigatoriamente que serão colocados em plenário. “Vamos continuar com a pressão aos parlamentares e conseguir mais requerimentos em favor da PEC 6 para que seja votada na Câmara Federal e no Senado, acabando definitivamente com esse confisco aos aposentados e pensionistas”, concluiu.