A delegação da ADUFRGS-Sindical, composta pelas professoras Mariliz Gutterres (diretora de Aposentadoria e Previdência), Graciela Quijano e pelo professor Jairo Bolter (presidente do Sindicato), participou da 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, realizada nesta sexta e sábado, 22 e 23, em Porto Alegre. Na ocasião, a professora Luciana Nunes teve aprovado seu nome na recomposição da diretoria da CUT RS, e o presidente Jairo Bolter foi escolhido para integrar a delegação da Plenária Nacional.
Confira as avaliações dos delegados da ADUFRGS:
Etapa estadual
O encontro reuniu delegadas e delegados de diversas categorias, dirigentes sindicais, convidados e representantes de entidades nacionais e internacionais, resultando em um saldo positivo de mobilização e definição de prioridades para o próximo período, com atualização do plano de lutas.
Delegados para a Plenária Nacional
A etapa estadual foi também preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o país para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora. Os delegados escolhidos no sábado, 23, entre eles o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, irão representar o RS na Plenária Nacional.
Diretoria CUT RS
Outro ponto de pauta foi a recomposição da Direção Estadual da CUT-RS. O processo garantiu a ampliação da representação das categorias e o equilíbrio regional dentro da direção da central, fortalecendo a unidade da entidade. A professora Luciana Neves Nunes passa a integrar a direção da Central no RS como Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos.
“É uma honra assumir a Secretaria de Direitos Humanos e Politicas Sociais da CUT-RS. Seguiremos na luta pelos Direitos Humanos no mundo do trabalho e espero que neste momento de fortalecimento da representatividade em nossa entidade, possamos investir de forma sólida na construção de uma sociedade digna e igualitária para todas e todos!”, afirmou a professora Luciana.
Palestra Ladislau Dowbor
Palestra do professor e economista Ladislau Dowbor, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor de agências da ONU, governos e organizações:
Na palestra proferida na sexta-feira, 22, Dowbor abordou os desafios econômicos e sociais enfrentados pela classe trabalhadora, destacando a concentração de renda, os impactos da financeirização da economia e a importância de políticas públicas que garantam justiça social e trabalho decente. O economista ressaltou que o Brasil não é um país pobre, mas sim desigual. “É preciso pensar a economia dentro de um contexto maior, em que diversos aspectos da sociedade interagem em conjunto e se alteram. Os sindicalismo precisa entender que a economia precisa se adaptar as necessidades da população, é necessário transformar, em conjunto, a desigualdade social e econômica.”
Veja também:
A 17ª Plenária Estadual da CUT-RS encerra com unidade e aprovação do Plano de Lutas