Sindicado reforça a necessidade de punição aos responsáveis
A ADUFRGS-Sindical repudia os episódios de violência ocorridos na Câmara Municipal de Porto Alegre. Não é de hoje que testemunhamos ações truculentas por parte de agentes da segurança pública — tanto municipal quanto estadual — contra cidadãs e cidadãos. Lamentamos, ainda, as agressões sofridas por cinco vereadores e um deputado estadual, juntamente com vários manifestantes. Esperamos que as investigações apurem e punam os responsáveis.
O povo precisa ser ouvido sobre possíveis ações do parlamento, especialmente quando estas atacam os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, assim como o serviço e o patrimônio público, como o caso do DMAE.
O parlamento deve ser um lugar de bons debates, um lugar de diálogo, onde se constrói a política pública, e não um lugar de enfrentamento e truculência por parte do aparato de segurança.
A Câmara Municipal é um ambiente plural, que deve promover a defesa da democracia e a participação social nos processos de discussão e decisão que envolvem temas importantes para a comunidade.
Como entidade de representação dos professores, exigimos que o parlamento municipal trate as pessoas com a cordialidade e o respeito que merecem, incluindo o respeito à diversidade de ideias e percepções.
Direção da ADUFRGS-Sindical
Em defesa da democracia e de um Brasil soberano