Prêmio é considerado o Oscar da Ciência.
Na noite de terça-feira (21/10), a vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Cleidilene Magalhães, e a diretora de Secretaria, Débora Coelho representaram o sindicato na cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025 da FAPERGS. Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, a iniciativa reconhece o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação.
Durante o evento, a professora Cleidilene fez a entrega do Troféu Pesquisador Gaúcho ao professor Tarcísio Abreu Saurim, dos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção e em Engenharia Civil, diretor do Centro de Biotecnologia da UFRGS e professor junto aos PPGs em Ciências Farmacêuticas e Biologia Celular e Molecular. Ele conquistou o prêmio Pesquisador na Empresa, pelo Projeto Regenera – Moléculas do Mar. Na ocasião, o docente foi representado pelo professor Flávio Kapczinski (Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS).
A Medalha Mérito Sylvio Torres – prêmio que leva o nome do médico veterinário e cientista que foi um dos fundadores da FAPERGS- foi entregue ao pesquisador da UFRGS e filiado ao sindicato Roberto Giugliani por sua trajetória na promoção da ciência e tecnologia no Estado. Professor titular e coordenador do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional (Inagemp), Giugliani é referência internacional em genética médica e doenças raras.
Os professores da UFRGS e também filiados à ADUFRGS-Sindical também receberam o Troféu Pesquisador Gaúcho: Na categoria Ciências da Saúde, Maria Inês Schmidt, professora aposentada do Departamento de Medicina Social. Enquanto o professor Alexandre José Macedo, diretor do Centro de Biotecnologia da UFRGS e docente junto aos PPGs em Ciências Farmacêuticas e Biologia Celular e Molecular, conquistou o prêmio Pesquisador na Empresa, pelo Projeto Regenera – Moléculas do Mar.
A ADUFRGS-Sindical patrocina e apoia o evento considerado o Oscar da Ciência.
Parabéns!




