IV Seminário Cátedra ADUFRGS aborda o voluntariado

A ADUFRGS-Sindical realizou nesta quarta-feira, 5, o IV Seminário da Cátedra ADUFRGS. A atividade começou pela manhã, com palestra e debate com o tema “Ações de Voluntariado ou Voluntariado em Ação”, seguida de almoço para os aposentados filiados e filiadas.

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, Mariliz Gutterres, abriu o evento pedindo um minuto de silêncio pelas mortes em operação policial no Rio de Janeiro, no dia 28 de outubro. A seguir, antes de chamar as palestrantes, fez um breve relato sobre reuniões e ações junto ao PROIFES-Federação, em especial a luta contra a reforma administrativa.

A primeira a falar foi a coordenadora da Cooperativa UNIVENS, cooperativa de costureiras responsável pela marca Justa Trama, de produção de peças de algodão agroecológico, Nelsa Nespolo. Ela falou sobre os processos de produção e também deu seu testemunho sobre como a cooperativa enfrentou a enchente de 2024 e a solidariedade e a união que envolveu aquele momento dramático.

A professora Maria da Graça Paiva, da Associação Paradigmação Projetos Sociais, contou como foi o processo de retornar à universidade após sua aposentadoria e sobre diversas possibilidades de voluntariado, a partir, principalmente, do mote “Mulheres Âncoras também são Pontes”.

Para encerrar as falas, a professora Karen Nodari fez uma apresentação sobre o “Por que ser um voluntário?”, destacando a continuidade do processo de aprender e ensinar.

Também participaram da atividade a diretora Ionara Rodrigues Siqueira, de Assuntos da Carreira do Magistério Superior, que reforçou o pedido de engajamento na luta contra a reforma administrativa e discussões do Plano Nacional de Educação, a 1ª Secretária Débora Fernandes Coelho, que falou sobre movimentos sociais na universidade e extensão universitária, e o presidente Jairo Bolter, que fez a fala de encerramento do evento, destacando ações da própria ADUFRGS nesse sentido e a importância da cooperação e do cooperativismo.

O evento encerrou após as perguntas e contribuições do auditório e com o tradicional almoço de confraternização entre as e os professores aposentados participantes das atividades do programa Cátedra ADUFRGS.

Acesse os destaques da palestra no Instagram aqui para conferir imagens da palestra e em breve galeria de fotos do almoço no Flickr.