Debate foi transmitido pelo YouTube
A ADUFRGS-Sindical realizou nesta segunda-feira, 17, debate sobre o Protagonismo da Mulher Negra no RS, juntamente com o lançamento da Revista Tição nº 5 Especial. O debate, transmitido pelo YouTube do Sindicato, reuniu as professoras Sandra de Deus (Fabico/UFRGS), Aline Cunha (Faced/UFRGS), a psicóloga Maria Luísa Oliveira (HC/UFRGS), a jornalista Jeanice Dias Ramos (Revista Tição) e mediado pela jornalista Simone Ramos (ADUFRGS).
O evento foi prestigiado por membros da diretoria da ADUFRGS-Sindical, o presidente Jairo Bolter, a vice-presidenta Cleidilene Magalhães, o 2º Secretário e Diretor Social e Cultural, Sondre Alberto Schneck, a 2ª Tesoureira e Diretora de Assuntos Jurídicos, Regina Rigatto Witt, membros da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do RS (SindJoRS), professores, jornalistas, alunos e comunidade acadêmica.


Veja a seguir os currículos das debatedoras:
Sandra de Deus é professora Titular na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, possui vasta experiência acadêmica e profissional. Foi pró-reitora de Extensão da UFRGS (2008-2020) e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) em 2012/2013. Destacou-se também como coordenadora da Comissão Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) de 2016 a 2018. Em 2023, recebeu o Prêmio Abej como Personalidade do Ano no Ensino de Jornalismo.
Aline Cunha é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na área de Educação de Jovens e Adultos, desde 2010. Foi vice-diretora da Faculdade de Educação da UFRGS (2020-2024). Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da UFRGS (2024-2028). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal (CNPQ/PUC-RS), no qual é discutida (dentre outros temas) a relação entre produção artesanal de mulheres e a EJA. Coordena, na atualidade, o Pré-ENEM Popular OMINIRA, para pessoas privadas de liberdade.
Maria Luísa Pereira de Oliveira é psicóloga e licenciada em Psicologia, com Especialização em Psicologia Clínica, em Violência Doméstica, e em Ética e Educação em Direitos Humanos. Mestra em Saúde Coletiva. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional. Psicóloga Clínica. Psicóloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ativista do movimento de mulheres negras feministas. Pesquisadora dos estudos de gênero e das relações raciais.
