Emicida foi reconhecido pelo Consun por suas dezenas de pesquisas acadêmicas e sua produção poética como objeto de estudo.
No final da tarde de sábado (29/11), a ADUFRGS-Sindical acompanhou a Sessão Solene do Conselho Universitário (Consun) da UFRGS de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao rapper, cantor e compositor Leandro Roque de Oliveira, o Emicida.



Representaram o Sindicato, a vice-presidenta Cleidilene Magalhães, a diretora de Secretaria, Débora Coelho, a diretora de Comunicação Daniela Marzolla Fialho e a diretora de Assuntos da Carreira do Magistério Superior, Ionara Siqueira.
A proposta de concessão do Título Honoris Causa ao artista foi uma iniciativa do Coletivo de Estudantes Negros da Pedagogia (Cenp), em parceria com o projeto UFRGS Negra, Movimento Negro Unificado (MNU) no Rio Grande do Sul e o Diretório Central de Estudantes (DCE), sendo encaminhada ao conselho pela Faculdade de Educação (Faced).
O Consun valorizou a potência transformadora da cultura hip-hop e a legitimidade dos saberes produzidos na diáspora africana no Brasil, além do papel fundamental da juventude negra e periférica na construção de um país mais justo.
Emicida foi reconhecido pelo Consun por suas dezenas de pesquisas acadêmicas e sua produção poética como objeto de estudo.
A atividade encerrou com o Festival UFRGS Negra.








