Confira a avaliação sobre o IV Seminário Nacional EBTT do PROIFES-Federação

Crédito: ADURN Sindicato

Evento tratou da organização sindical e da valorização dos professores como uma ferramenta para a atuação nas unidades

O IV Seminário Nacional EBTT do PROIFES-Federação foi realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, em Fortaleza, com o tema “Carreira EBTT: Isonomia e diversidade de uma carreira em construção”, visando reafirmar o compromisso da Federação com o fortalecimento da Carreira EBTT. A delegação da ADUFRGS foi composta pelo seu presidente, Jairo Bolter, pelo diretor da pasta EBTT, Roger Sauandaj Elias, pelos diretores Paulo Artur (1º Tesoureiro) e Conrado Chagas (Relações Sindicais), e pelos professores Simone Fogazzi, Paulo Sangoi, Marta Tessmann e Eduardo Martinelli.

“Tivemos um momento tanto de organização, política sindical, quanto de formação, que é muito importante para as nossas lutas. Destaco a palestra do professor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás, que falou sobre o Sistema Nacional de Educação à luz do PNE, e a do professor Daniel Cara, da USP, que tratou de juventudes e da organização sindical”, afirmou Roger Elias, diretor de EBTT.

“Também tivemos debates de questões da carreira, tais como as demandas locais, a questão das necessidades do cuidado com os docentes, acolhimento, saúde, condições de trabalho, melhorias na carreira, entre outros temas, e tratamos da questão do atendimento educacional especializado, que é um desafio nas nossas instituições. Além disso, a questão do piso do magistério não esteve de fora, e os seus impactos que poderão ocorrer na carreira EBTT”, acrescentou, ressaltando que o PROIFES-Federação não está distante e alheio a esse debate. “Muito pelo contrário, foi o PROIFES-Federação que colocou esse debate na mesa de negociação desde o primeiro momento, e está atento para sua repercussão”, completou.

Ainda conforme o diretor, o evento tratou da organização sindical e da valorização dos professores como uma ferramenta para a atuação nas unidades, nos institutos. “Foi um seminário importantíssimo, um momento de cruzamento de informações e de cruzamento de ideias de todos os sindicatos federados ao PROIFES, que vai orientar nossa atuação sindical para o ano que virá de 2026 e daqui para adiante”, finalizou.

Confira a seguir a galeria de fotos do seminário:

Fotos: ADURN Sindicato