V Seminário Cátedra aborda o uso de Plantas Medicinais

Tema despertou o interesse do público.

Na segunda-feira (1º/12), aposentadas e aposentados filiados participaram do V Seminário Cátedra ADUFRGS, que discutiu o tema “Plantas Medicinais”.

Na abertura, a Profa. Dra. Mariliz Gutterres, a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência da ADUFRGS-Sindical, falou sobre as causas e os impactos do aquecimento global. Ela criticou a aprovação do PL da Devastação uma semana após a Conferência do Clima da ONU, a COP30. Segundo a professora, a decisão coloca em risco os compromissos da COP30 para zerar o desmatamento e nos afastar dos combustíveis fósseis. “É uma ameaça à biodiversidade”, denunciou.

A palestra Plantas Medicinais foi ministrada pela Profa. Dra. Ionara Siqueira, diretora de Assuntos da Carreira do Magistério Superior da ADUFRGS-Sindical. Como bióloga, a professora explicou os princípios ativos de diversas plantas medicinais e suas funções terapêuticas. Ela defendeu o uso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos, citando a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fisioterápicos aprovada por meio do Decreto nº 5.813 de 22/07/2006. O ato determina a utilização sustentável da biodiversidade brasileira e o desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde.

Na ocasião, ocorreu a transição da Coordenação do Núcleo de Multiatividades da professora Rachel Fontoura para a professora Karen Nodari e a vice-coordenação ficou com a professora Regina Pureur.

Ao final das atividades, o público apreciou o café de confraternização, no Salão de Festas do Sindicato.

Categorias
Eventos