ADUFRGS-Sindical prestigia posse do filiado e reitor do IFRS Júlio Xandro Heck no Conif

Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, presidente do Conif, com o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, também Tesoureiro do PROIFES-Federação.
Júlio Xandro Heck, presidente do Conif, e presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter

A ADUFRGS-Sindical prestigiou, no dia 4 de fevereiro, a posse da nova gestão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, tomou posse como presidente em cerimônia realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB). O Sindicato foi representado pelo seu presidente Jairo Bolter, que também compareceu como Tesoureiro do PROIFES-Federação.

O presidente Jairo Bolter destacou que o Conif e o PROIFES-Federação estiveram juntos ao longo dos últimos anos na luta pelos Institutos Federais. “E como presidente da ADUFRGS-Sindical, fico muito feliz de ter um filiado, o professor e reitor Júlio, tomando posse na presidência do Conif. Certamente, juntos, nós conseguiremos trabalhar muito na luta em defesa dos Institutos Federais e também dos professores dos Institutos Federais”, disse Bolter. 

Também foram empossadas as reitoras Veruska Machado, do IFB, que ficará à frente da vice-presidência de Relações Institucionais, e Nilra Filgueira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR), que assumirá a vice-presidência de Assuntos Acadêmicos. A vice-presidência de Gestão de Pessoas será ocupada pelo reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Rafael Bastos, enquanto o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), José Carlos de Sá, assumirá a vice-presidência de Administração.

O novo presidente do Conif destacou o significado simbólico e institucional do cargo, bem como o compromisso coletivo que marca o início da nova gestão. “A função que ora assumo, juntamente com meus colegas, se reveste de grande honra. Temos consciência da tarefa que nos cabe nesta presidência, que não é simples, nem fácil, mas que também nos enche de orgulho e traz responsabilidades: fica aqui o nosso compromisso com uma liderança que seja leve, de escuta e de diálogo, que buscará os consensos possíveis, mas que também se esforçará para gerir e equilibrar as divergências”, afirmou.

Segundo o novo presidente, algumas das prioridades estratégicas da gestão, que incluem o fortalecimento da política de alimentação escolar; a consolidação e ampliação das estruturas das unidades já existentes na Rede Federal; o acompanhamento das medidas necessárias à implantação das unidades previstas na expansão; a revisão dos critérios da atual matriz orçamentária, estabelecida pela Portaria Setec nº 646/2022; e a garantia de condições adequadas para o atendimento educacional especializado.

Nesta galeria, a gestão Conif 2026; o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, também Tesoureiro do PROIFES-Federação, com o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, presidente do Conif, e a ex-reitora da UFCSPA e diretora de Desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, também filiada da ADUFRGS.