A ADUFRGS-Sindical está junto com a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS) no ato pela educação pública, nesta quinta-feira, 9 de junho.
A manifestação contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal será realizada às 17h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS), quando acontece ato nacional em defesa da educação.
O diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS, professor Jairo Bolter, representará o sindicato no ato desta quinta e comentou o cenário enfrentado pelas universidades e institutos federais. “Ao longo dos últimos anos nós vivemos intensamente o ataque às nossas instituições de ensino. Não diferente, no ano de 2022 o governo novamente contigencia recursos financeiros das nossas instituições, dificultando a vida delas”, analisou.
O sindicalista também relatou que “algumas instituições já se manifestaram, dizendo que não têm recurso disponível para seguir o ano letivo a partir do mês de agosto”, caso o contingenciamento permaneça. “Nós precisamos lutar para que os recursos das instituições de ensino não sejam cortados. Nesse sentido, estamos nos somando à luta da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul e chamando os colegas e as colegas para o ato desta quinta”, disse Bolter.
Jairo Bolter fez um chamamento aos professores e professoras para que participem do ato de defesa da educação e das instituições federais de ensino superior: “Venha defender a educação pública, gratuita e de qualidade. Venham para a luta junto conosco!”.
Leia também
ADUFRGS-Sindical denuncia corte de 14,5% no orçamento da Educação