Iniciativa criará 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Investimento de R$ 3,9 bi do Novo PAC contempla, ainda, consolidação de unidades existentes.
O governo federal anunciou nesta terça-feira, 12, a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). No Rio Grande do Sul, serão abertas as unidades de Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado.
A nova expansão da rede federal de ensino vai aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis.
O presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, falou sobre as perspectivas para expansão dos IFs. “Esperamos que o Governo tenha planejado bem essa expansão, com orçamento inicial e futuro, para a manutenção dessa unidades. Hoje muitas unidades criadas anteriormente estão com dificuldades de se consolidar por falta de estrutura financeira, crucial para a vida destas unidades”, manifestou.
A ADUFRGS-Sindical destaca que o Governo Federal deve seguir nos repasses de verbas para a consolidação das unidades já existentes. O Sindicato saúda a expansão da educação pública federal e salienta que irá trabalhar para assegurar os direitos de salário digno e condições de trabalho dos futuros docentes que irão se juntar à base sindical na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade social.