“Se há vida, há aprendizagem. Se há aprendizagem pode não ter vida”, afirmou o professor José Valdeni de Lima, durante o Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical, na tarde de quarta-feira, 29, que teve como tema “Tecnologias e Educação para Toda a Vida”.
O palestrante é docente do Instituto de Informática e do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A live contou com a mediação da professora aposentada Dinorá Fraga, da Faculdade de Educação da UFRGS (FACED/UFRGS) e coordenadora do Grupo de Atividades Ciência, Espiritualidade e Práticas Sociais, do Núcleo de Multiatividades da ADUFRGS-Sindical. O encontro é promovido pelo Núcleo de Multiatividades do sindicato, coordenado pela professora aposentada Graciela Quijano.
Ao desejar as boas-vindas para os participantes e espectadores do evento virtual, o professor Darci Campani, vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, falou sobre a importância do tema. “O acesso aos conhecimentos de informática é fundamental para os filiados e filiadas da ativa e, principalmente, aposentados. Com o avanço da tecnologia é necessário nos atualizarmos constantemente”, destacou.
O professor Valdeni comentou sobre sua experiência na França e em outros países trabalhando o tema da tecnologia. “A França investe em tecnologia inteligente nas indústrias e a China tem avançado consideravelmente em inovação. Um país desenvolvido não sobrevive sem tecnologia”, comentou.
De acordo com o palestrante, as tecnologias digitais facilitam a vida das pessoas mesmo à distância e ressaltou ainda que, na sua opinião, a tendência é que o ensino híbrido prevaleça mais do que o presencial. “A informática tem contribuído fortemente na educação e na saúde. Vimos isso durante a pandemia com o ensino e as consultas médicas remotas. Devemos usar as tecnologias para educar as pessoas em grupos”, disse.
“Se aposentar é fazer o que gosta com equilíbrio, liberdade e tecnologia para manter nossa autonomia”, refletiu o palestrante. Valdeni enfatizou que os programas de interação de conteúdo na internet devem priorizar os botões de busca para melhorar seu desempenho e engajamento. “As tecnologias melhoraram as nossas vidas em vários aspectos. A variedade de apps auxiliam na vida prática e profissional”, considerou.
Durante a mediação da live, a professora Dinorá sinalizou que o Núcleo pretende realizar oficinas, no mês de agosto, para atualização dos filiados/as aposentados/as nas questões tecnológicas. “Precisamos acompanhar o avanço das novas tecnologias que são essenciais para nossas vidas”, destacou.
Veja alguns comentários no chat do YouTube durante a live:
Cabral LIMA – Grande Prof. Valdeni! Uma sumidade!!!! Muito bom te ouvir.
Waldir Roque – O economista Joseph Schumpeter disse: A tecnologia é uma criação destrutiva. Isso gera a necessidade de novos aprendizados, constantemente.
Liane Ludwig – Parabéns Professor Valdeni, sempre trazendo informações e relatos de experiência muito ricos. Parabéns, ADUFRGS pela iniciativa!
Graciela Quijano – Agradeço a participação do professor Valdeni e da professora Dinorá, que nos proporcionaram uma tarde de bastante conhecimento e consciência do quanto precisamos nos atualizar.