A ADUFRGS-Sindical saúda o anúncio, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do nome do ganhador do Prêmio José Reis de divulgação científica e tecnológica em 2022: Alan Alves Brito, filiado ao sindicato, docente no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que recebe a premiação no ano dedicado à categoria “Pesquisador e Escritor”.
Segundo a comissão julgadora, a escolha foi feita pela pluralidade de trabalhos de divulgação científica, com foco relevante na diversidade, equidade e inclusão social. A cerimônia de premiação será realizada na abertura da 74.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 24 de julho, às 19h, na Universidade de Brasília. O professor também fará uma palestra no dia 26 de julho, às 9h, na UnB, Anfiteatro 13.
A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, destacou o reconhecimento recebido pelo professor e a importância da pesquisa e divulgação científica. “Mesmo com todo o contexto de cortes de orçamentos que este governo tem imposto às universidades e institutos federais, os professores seguem entregando importantes contribuições à sociedade, como é o caso do professor Alan”, apontou a sindicalista. Sônia, que também é coordenadora do GT Direitos Humanos da ADUFRGS-Sindical, lembrou a relevância do trabalho, escolhido justamente pela dedicação a temas caros ao sindicato. “Lutamos por políticas públicas que garantam a diversidade, equidade, inclusão social para todos e todas”, afirmou a professora, que destacou ainda o apoio do sindicato ao professor Alan, por meio do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), que é coordenado por ele.
Em declaração feita aos organizadores do prêmio, o professor Alan Alves afirmou que “ganhar o Prêmio é honrar a memória dos seus ancestrais e a memória do professor, pesquisador e divulgador da Ciência, José Reis e um grande incentivo para ele continuar escrevendo”. “Esse prêmio chega no momento muito importante da minha vida e da minha carreira”, comemorou.
O professor Alan Alves é professor Adjunto no Instituto de Física da UFRGS, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. É graduado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com mestrado e doutorado em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado no Chile e Austrália. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as). É Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. Dirigiu o Observatório Astronômico da UFRGS de 2017 a 2020). Membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020). Autor de livros de educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. Também é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, doutor em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e coordenador do Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD).
Veja mais detalhes sobre a premiação aqui.