Na próxima quarta-feira, 17, às 18h, o Fórum Nacional Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEFE-RS) realiza painel para debater a Carta de Natal, aclamada pela 2ª Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte.
A ADUFRGS-Sindical faz parte da coordenação executiva do Fórum e está representada pela diretora de Comunicação e coordenadora do GT Educação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba. A sindicalista também representa o PROIFES-Federação na coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), responsável pela 2ª CONAPE 2022).
De acordo com a professora Sônia, a significativa participação da delegação gaúcha na CONAPE 2022 garantiu que o Rio Grande do Sul levasse sua contribuição para o debate nacional. “Nosso Estado foi representando por de 40 delegados/as oriundos da ADUFRGS-Sindical, CPERS, SINPRO RS, UNCME RS, IFRS, UFPel, FGEI, SINDSERV CX, POVOS CIGANOS E ITINERANTES, ANFOPE RS, UFRGS FACED, ASSERS, AOERGS, FEJARS e CUT RS. Foi uma força tarefa para colaborar com a construção do documento final da CONAPE 2022”, destacou.
A Carta de Natal “CONAPE da Esperança” defende a democracia, o estado democrático de direito, a educação pública com financiamento público e qualidade social e os direitos, além de outras questões pertinentes ao ensino e à sociedade. Conforme a dirigente, o documento salienta o pedido de revogação da EC 95, que limita o teto de gastos públicos e o pedido de suspensão da PEC 32 da Reforma Administrativa. “A carta reforça ainda, a nossa esperança por uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade para todos e todas”, finalizou.
O FEPE-RS iniciou suas atividades em junho de 2021 e reúne diversas entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis. Foi responsável pela realização da etapa estadual do RS da Conferência Nacional Popular de Educação (CONEPE-RS), que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril deste ano. Já a etapa municipal de Porto Alegre foi realizada em outubro de 2021.