Sindicato divulga ações pela terceiro ano consecutivo na feira
A ADUFRGS-Sindical, pelo terceiro ano, marcou presença na Expointer, em Esteio. A feira, que encerrou sua 47ª edição neste final de semana, foi sucesso de público, e por isso mesmo um importante espaço de divulgação das pautas dos trabalhadores, por ser um local onde a população está. Por isso, junto à CUT-RS e movimentos sociais, se fez presente e também ajudou na divulgação de cursos de qualificação e profissionalização de trabalhadores e trabalhadoras, em parceira com o Fórum Gaúcho da Aprendizagem, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Ministério do Trabalho. Participou, ainda, do lançamento do livro comemorativo aos 25 anos do Pavilhão da Agricultura Familiar, no dia 28 de agosto.
Ações da ADUFRGS
Durante a feira, a ADUFRGS-Sindical divulgou ações como a sua campanha “Em defesa da educação, diga NÃO à desoneração”, lançada recentemente. A iniciativa tem por objetivo enfrentar o desconhecimento do tema da desoneração pela sociedade, e levar a discussão para além do espaço sindical. A necessidade de tornar o tema menos complexo para a população foi um dos apontamentos do evento de lançamento, inclusive para que se possa garantir investimentos em áreas essenciais. Saiba mais sobre a campanha aqui e baixe o folder aqui.
O presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Jairo Bolter, também destacou o apoio na divulgação, na Expointer, das Universidades e Institutos Federais, que oferecem cursos técnicos de nível médio, graduação e especialização gratuitos e de qualidade.
25 anos de Agricultura familiar
Além de divulgar as ações do sindicato e dos professores federais na feira, o presidente da ADUFRGS-Sindical também prestigiou o lançamento do livro “25 Anos da Agricultura Familiar na Expointer – Do Desafio ao Sucesso” (Evangraf, 2024). Com 170 páginas, a obra foi organizada por uma comissão de dirigentes da então Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no governo Olívio Dutra (1999 – 2003), liderada pelo titular da pasta, José Hermeto Hoffmann, Angelo Menegat, Inácio Benincá e David Stival, com colaboração especial de Ailton Croda, com organização do jornalista André Simas-Pereira. O projeto gráfico é assinado pela designer Cristina Pozzobon, com ilustrações de Edgar Vasques e Santiago. É destacada a oposição, na época, à presença dos pequenos produtores rurais na mais importante exposição agropecuária do Rio Grande do Sul. No evento de lançamento, o presidente recebeu um exemplar do livro autografado pelos autores.
O dirigente também reforçou a importância do diálogo com sociedade e outros sindicatos. “É a terceira edição da Expointer da qual a ADUFRGS participa, inclusive em debates sobre a importância da educação e da ciência para o desenvolvimento da agricultura familiar”, lembrando debate promovido em conjunto com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) no primeiro ano de presença do Sindicato, em 2022.
Fotos: Jairo Bolter/Acervo Pessoal