O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou na quinta-feira, 9, dois novos secretários, entre eles, a pesquisadora Márcia Barbosa, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e filiada da ADUFRGS-Sindical. Ela será nomeada secretária de Políticas e Programas Estratégicos. A ADUFRGS saúda o anúncio, que demonstra a excelência do corpo docente da universidade, e reforça o papel dos professores na reconstrução do País.
Márcia Barbosa possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFRGS, onde é professora e pesquisadora. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS), Márcia foi escolhida pela revista Forbes em 2022 como uma das 16 cientistas brasileiras que fizeram história. Pelo estudo das anomalias da água ganhou o prêmio Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Por seu trabalho em prol da ciência, foi condecorada com a Medalha do Mérito Científico como Comendadora em 2018.
Também foi anunciado para o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social o nome do ex-senador Inácio Arruda. As nomeações devem ser publicadas nos próximos dias no Diário Oficial da União.
Veja aqui a notícia completa no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Foto: Divulgação/MCTI