Nesta sexta-feira, 10, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, a vice-presidente, Ana Boff de Godoy, o diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e Tesoureiro do Sindicato, Eduardo Rolim de Oliveira, o secretário geral da Federação, Lúcio Vieira (filiado e ex-presidente da ADUFRGS-Sindical) e o diretor social Cultural, Adauto Locatelli Taufer, participaram da reunião do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, em Brasília.
O encontro reuniu lideranças da base da Federação de todo o Brasil e teve como objetivo avaliar a atual conjuntura política do país e estabelecer as perspectivas para as negociações de reajuste salarial dos servidores com o governo.
Na próxima quinta-feira (16) o PROIFES participará da primeira negociação junto com as demais entidades representativas dos servidores federais. Esse é o primeiro momento para apresentação de propostas e a oportunidade para que sejam abertos os diálogos em torno do assunto.
Confira o pronunciamento de Jairo Bolter
“Tivemos muitas ações desenvolvidas que dizem respeito as nossas ações cotidianas, que nos deixam com esperança. A criação das mesas de negociações são um alento para as nossas entidades sindicais uma vez que voltamos ao debate extinto ao longo dos últimos governos.
“Esses espaços de diálogo e negociação são fundamentais para avançarmos com o projeto de reconstrução do país.
A garantia do governo de recuperar as perdas orçamentárias das nossas Universidades e Institutos Federais é crucial para reoxigenar as nossas Instituições de Ensino.
O possível aumento no valor das bolsas do CNPq e da Capes mostra o compromisso do governo com a ciência. Esse aumento é uma conquista das nossas entidades e fará muito bem para as comunidades universitárias, alunos, professores e técnicos.
Continuaremos participando das mesas de negociações e dialogando com o governo. Esperamos apresentar nos próximos dias novas conquistas para a nossa categoria.
Dentre as ações que estamos negociando estão a continuidade de reestruturação da nossa carreira e o reajuste salarial para os professores e professoras do Magistério federal.”