Uma nova dinâmica deve ser proposta para 2025
Na quarta-feira, 6, a ADUFRGS-Sindical, representada pelo presidente Jairo Bolter e pela diretora de Comunicação Ana Karin Nunes, participou de reunião chamada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROGESP/UFRGS) com entidades sindicais, representantes dos técnicos e dos professores – ADUFRGS, ASSUFRGS, Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e Comissão Interna de Supervisão (CIS). O objetivo do encontro foi pensar o momento de acolhimento de professores e técnicos da Universidade, que atualmente é feito pela equipe da PROGESP, de forma que envolva também as entidades sindicais e as comissões.
Foi definido que será formado um grupo de trabalho para pensar nas questões técnicas desse acolhimento, já dentro do que a pró-reitoria faz. Também ficou combinado que as entidades vão participar, na sexta-feira, 8, de uma dessas reuniões de acolhimento, que já estava agendada, para conhecer a dinâmica e ajudar a pensar numa nova, a partir de 2025.
As entidades elogiaram muito a iniciativa, entendendo que é importante que, no momento de acolhimento, especialmente para as entidades sindicais, haja oportunidade de falar da luta sindical para novos professores e novos técnicos, considerando a valorização dos servidores públicos federais, nessa perspectiva mais política, e também da valorização da educação pública e do espaço que esses servidores passam a ocupar, que é a UFRGS.
A ADUFRGS-Sindical entende esse movimento como muito produtivo, e se colocou à disposição da PROGESP para auxiliar a pensar nessa dinâmica. O Sindicato já participou, em outros momentos, desse tipo de ação na universidade, mas houve uma descontinuidade desse processo, e considera que retomar esse momento de inserção das entidades representativas e sindicais é muito importante para a garantia da defesa do serviço público de forma geral.