Futuro da comunicação estará em debate por profissionais renomados.
Com o tema “Estratégias de comunicação, os desafios do jornalismo do futuro no mercado tomado por comunicadores digitais”, o jornalista Caco Barcellos abrirá a programação do Seminário de Comunicação Sindical promovido pela ADUFRGS-Sindical em parceria com o Portal Sul 21. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do Sindicato (Rua Barão do Amazonas,1581, Jardim Botânico) e vai reunir palestrantes nacionais que dominam o universo da comunicação atual. A CUT/RS, CPERS e o Sindicato dos Jornalistas do RS são parceiros nessa atividade.
No dia 24 de abril, o seminário ocorrerá das 17h30 às 22h, apenas no formato presencial. Já no dia 25 de abril, o evento será híbrido das 10h às 17h30, com transmissão ao vivo pelo Canal de YouTube da ADUFRGS-Sindical.
Podem participar docentes, profissionais e estudantes da área de comunicação e sindicalistas.
Receberá atestado de participação somente aqueles que assistirem o seminário no formato presencial.
Veja como funcionam as inscrições:
- Estudantes de comunicação são isentos da taxa de inscrição, mediante comprovante de matrícula na universidade.
- Profissionais da área de comunicação e professores pagam taxa de R$50,00 para participar dos dois dias, mediante apresentação de comprovante ou certificação profissional da área.
- Representantes de entidades sindicais pagam taxa de R$50,00
Preencha o formulário de inscrição: clique aqui.
Confira a programação:
24/04 (quinta-feira) somente presencial
17h30 – Credenciamento
18h20 – Abertura do evento
18h30 – Palestra de abertura: Estratégias de comunicação, os desafios do jornalismo do futuro no mercado tomado por comunicadores digitais – com o jornalista e repórter de TV, Caco Barcellos.
20h às 22h – Atividade de encerramento.
25/04 (sexta-feira) presencial e transmitido ao vivo pelo YouTube
10h – Credenciamento
10h20 – Abertura do evento
10h30 – Painel Noções de media training no contexto das mídias sociais digitas.
Tema: “Media Training na Era Digital: estratégias de comunicação e posicionamento em redes sociais”- com a relações públicas Fernanda Silva.
Tema: “Mapeamento de comunicação e principais estratégias” – com o jornalista Gabriel Galli.
12h às 14h – Intervalo – almoço (por conta do participante)
14horas – Painel Interesse público x do público e gestão de crise no contexto da comunicação pública.
Tema: “Estratégias da política sindical com foco em prevenção e gestão de crise”- com a professora da FABICO UFRGS, Ana Karin Nunes, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical.
Tema: “Dos interesses dos públicos ao interesse público: disputas e acordos possíveis”- com a relações públicas, jornalista e professora da FABICO UFRGS, Fiorenza Carnielli.
15h30 – Intervalo
16h – Painel Desinformação e fake news no contexto da comunicação e mobilização sindical.
Tema: “Revoluções por minuto: estratégias em um mundo conectado” – com o jornalista Leandro Demori.
Tema: “No Olho do Furacão: Como enfrentar a desinformação em tempos de crise climática e política” – com a jornalista Juliana Coin.
17h30 – Encerramento
Conheça os palestrantes:
Caco Barcellos: é um dos repórteres mais famosos da televisão brasileira com mais de três décadas de atuação em programas reconhecidos no mercado jornalístico.
Fernanda Silva: relações públicas com mais de 20 anos de experiência em comunicação institucional, marketing e assessoria de imprensa.
Gabriel Galli: jornalista, foi repórter em diversos veículos e atuou como assessor de comunicação no Ministério da Saúde e na Câmara dos Deputados.
Ana Karin Nunes: relações públicas e professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fabico UFRGS, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical.
Fiorenza Carnielli: relações públicas, jornalista e professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fabico UFRGS.
Leandro Demori: jornalista de destaque na primeira geração de comunicadores que mergulhou o jornalismo tradicional no caldeirão da revolução tecnológica da internet.
Juliana Coin: jornalista e coordenadora do Verifica RS.
