A prévia do contracheque com os novos valores do reajuste salarial já está disponível para consulta no aplicativo SouGOV. O reajuste dos docentes é resultado do acordo assinado pelo PROIFES-Federação com o Governo Federal, em maio de 2024.
Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Governo atualizou mais de 9 mil cargos, 190 gratificações e reposicionou aproximadamente 800 mil servidores públicos federais. A expectativa é que eventuais ajustes pontuais ainda possam ser feitos na próxima folha de pagamento.
O presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, destacou a importância da Federação se manter mobilizada para além das conquistas salariais. “Superada a longa espera pelo pagamento do reajuste, cuja demora se deveu à atuação do parlamento, é hora de olhar para o futuro. As Instituições Federais de Ensino Superior enfrentam um processo de enfraquecimento estrutural, que pode levar a uma privatização silenciosa e progressiva. O PROIFES-Federação tem buscado trazer essa discussão à tona, pois não basta garantir salários dignos se não houver uma universidade pública, estruturada e de qualidade para que o trabalho docente aconteça em sua plenitude.”, afirmou Welligton.
A Federação reafirma seu compromisso com a valorização dos(as) docentes e com a defesa permanente da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.