A ADUFRGS-Sindical está relançando o Jornal ADverso, em novo formato, online, multimídia e com uma quantidade limitada de exemplares impressos, de acordo com as premissas de sustentabilidade seguidas pelo Sindicato. Esses exemplares estarão disponíveis na sede e em nossa Unidade Móvel. Confira a seguir o editorial “Carta ao leitor” e saiba um pouco mais sobre o que esperar dessa nova publicação, que chega às vésperas dos 45 anos do Sindicato. E continue acompanhando nossos canais para saber mais sobre tudo que vem por aí para comemorar essa data tão importante.
ADUFRGS-Sindical – 45 anos lutando pela educação pública e democracia
Carta ao leitor
A comunicação sindical conhecida hoje no Brasil é resultado de um processo histórico que pode ser analisado na perspectiva de, pelo menos, cinco grandes fases. A primeira delas, entre o final do Século XIX e começo do Século XX, foi influenciada pela imprensa anarquista, marcada pelos panfletos impressos que abordavam temas políticos e de combate ao sistema capitalista. A segunda fase teve como característica a presença de comunistas nas estruturas sindicais. A terceira, à época do Golpe de 1964, foi do silenciamento dos movimentos sindicais, o que deu origem à imprensa alternativa. A quarta fase (década 1980), é a do ressurgimento da luta sindical, quando o Brasil bate recordes de períodos de greve. A quinta fase, do final da década de 1990 até hoje, marca a comunicação sindical impulsionada pela capacidade de novas e diversificadas ferramentas de comunicação, impondo aos sindicatos uma adaptação aos novos formatos de disseminação e consumo de informação.
O ADverso surge com o propósito de trazer um discurso adverso, crítico, autônomo e independente, que representasse a voz dos professores. Ao longo dos anos, transitou entre os formatos de revista e jornal, com pautas de luta, de reflexão política e de momentos sociais e de comemoração. São mais de 30 anos de um instrumento de comunicação sindical que tenta manter vivo o espírito da defesa da educação pública e dos professores.
Esta edição traz, pela primeira vez, um jornal pensado na lógica da comunicação digital. Um jornal socialmente responsável em muitos sentidos. Primeiro, no compromisso de manter vivo o espírito combativo da luta sindical, segundo, de se adequar aos novos perfis e aos novos tempos do consumo de informação e, terceiro, de gerar cada vez menos material impresso. Afinal, a história da comunicação sindical nos mostra que da época dos panfletos distribuídos nas portas das fábricas ao conteúdo adaptado para as redes sociais digitais só existe uma premissa a ser preservada: a autonomia dos sindicatos na disseminação de informação que vise à transformação e à justiça social.
Este novo ADverso também marca uma das características da Gestão 2022-2025 da ADUFRGS-Sindical, a qual entende que comunicação é relacionamento, é diálogo com as pessoas, em todos os ambientes, de forma responsável e construtiva. Uma comunicação autoral, feita por profissionais com competência e vivência acadêmica, profissional e política.
Nesse cenário, desejamos uma boa leitura e convidamos leitoras e leitores a estarem conosco em nossos ambientes físicos e digitais, lutando pela educação pública, gratuita e de qualidade.
Capa
“Somente o idealismo explica a resistência dos professores e a sua importância
na reconstrução do País”
Ensino Médio
Entrevista com Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC
Luta
Recomposição salarial e valorização dos professores
Página 2
Editorial: Carta ao leitor
Expediente
Página 3
Artigo: ADUFRGS, sindicato que luta e cuida
JAIRO BOLTER
Presidente da ADUFRGS-Sindical
Página 4
Artigo: O sonho da educação e o papel dos professores
ROGER SAUANDAJ ELIAS
Diretor de Assuntos da Carreira do EBTT da ADUFRGS-Sindical
Página 5
Reportagem: Educação pública e reconstrução do Brasil
Página 6
Entrevista: Ensino médio e retomada do diálogo
O Jornal ADverso conversou com Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que falou sobre a necessidade de retomar o diálogo e construir pontes
Página 7
Cooperativismo de crédito: mercado potencial
Fomento ao cooperativismo e a um novo sistema financeiro
Página 8
Artigo: Por uma sociedade educada
LÚCIO OLÍMPIO DE CARVALHO VIEIRA
Diretor do PROIFES-Federação, ex-presidente da ADUFRGS-Sindical
Página 9
Recomposição salarial e luta por valorização
ATO UNIFICADO DE 1º DE MAIO
Página 10
Comemore conosco os 45 anos da ADUFRGS-Sindical
Página 11
XIX Encontro Nacional acontece em julho
Página 12 (contracapa)
Convênios e Benefícios