Nessa temporada, o foco está na promoção de debates em defesa da democracia
A ADUFRGS-Sindical promove no dia 28 de agosto, às 19h, em seu auditório (rua Barão do Amazonas, 1581), o painel “Educação e a democracia como desafio!”, com transmissão ao vivo pelo YouTube e tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e receptivo a partir das 18h30min. O painel faz parte do ciclo de debates “Construindo Agora o Amanhã – Em defesa da democracia”, promoção do Sindicato que tem o intuito de inflexionar o debate público na direção da valorização da educação, da democracia e da construção da cidadania. Inscrições aqui.
Os painelistas serão os professores André Luiz Marenco dos Santos, Marcelo Kunrath Silva e Luiz Carlos Bombassaro (veja abaixo mais informações sobre cada um), com mediação da professora Sônia Mara Ogiba.
A previsão é de que o painel tenha cerca de 1h45min de duração, incluindo apresentação do mediador, rodada inicial de explanação, diálogo, perguntas e respostas à plateia e considerações finais.
O diretor de Assuntos da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Sindicato, professor Roger Sauandaj Elias, também convida filiadas e filiados a permanecer para confraternização após o painel. “Na sequência, às 21h, o público será convidado a apreciar uma mesa de lanches oferecida pela ADUFRGS-Sindical, no saguão de entrada, momento para repercutir o painel e prosseguir o diálogo com os convidados, e sessão de autógrafos de livros do professor André Marenco”, relatou.
Serviço
Ciclo de debates Construindo Agora o Amanhã – Em defesa da democracia
Painel: Educação e a Democracia como desafio!
Data: 28/08/2025, quinta-feira – receptivo a partir das 18h30min; 19h início do painel; 21h sessão de autógrafos (veja mais abaixo)
Local: Auditório da ADUFRGS-Sindical (rua Barão do Amazonas, 1581) e on-line pelo canal do Sindicato no YouTube (acesse aqui).
Coloque em sua agenda aqui.
Inscreva-se aqui.
Mediadora
Professora Sônia Mara Ogiba – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faced/UFRGS).
Painelistas



André Luiz Marenco dos Santos
Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Qualidade de Governo e Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (INCT-QualiGov) e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS.
Marcelo Kunrath Silva
Doutor em Sociologia, professor Titular do Departamento de Sociologia e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS. Coordenador do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS). Vice-Coordenador do INCT Participa.
Luiz Carlos Bombassaro
Doutor em Filosofia, professor de Filosofia da Educação na Faced/UFRGS e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Sessão de autógrafos
Às 21h haverá sessão de autógrafos dos livros “Políticos versus burocratas: reformas administrativas em perspectiva comparada” (FGV) e “A espiã no labirinto” (Giostri), do professor André Marenco.

