A ADUFRGS-Sindical sempre defenderá o direito de exercício pleno das funções legais de professores e professoras.
A ADUFRGS Sindical acompanha com atenção e preocupação os acontecimentos que estão ocorrendo na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS, e que refletem de forma negativa nas relações no ambiente de trabalho desta unidade acadêmica.
Tem se tornado frequentes os relatos de docentes sobre assédio no ambiente de trabalho, o que impacta a saúde dos servidores. É urgente a necessidade de avançarmos no debate sobre saúde física e mental, bem-estar no ambiente de trabalho, bem como no respeito das relações em nossas instituições.
É preocupante observar a comunidade universitária envolvida em conflitos que prejudicam as atividades acadêmicas e administrativas, muitos dos quais poderiam ser evitados e/ou resolvidos com base num diálogo construtivo, pautado pelo respeito e pela não-violência.
Como sindicato da representação de docente, a ADUFRGS-Sindical sempre defenderá o direito de exercício pleno das funções legais de professores e professoras. Acreditamos sempre no diálogo como princípio para a resolução de problemas, apoiando os docentes em todos os níveis e espaços, sempre que esses forem alvo de assédio. Diálogo é fundamental para o desenvolvimento pleno das atividades docentes, sem que se renuncie à defesa do exercício dos direitos e prerrogativas legais.
Para nós da ADUFRGS Sindical, o cumprimento rigoroso dos processos legais e institucionais são fundamentais. Defendemos o princípio da impessoalidade no serviço público como um dos dispositivos que garantem o interesse institucional.
Direção da ADUFRGS Sindical!