ADUFRGS-Sindical participa da entrega do título de Professor Emérito da UFRGS ao professor Miguel Awruch

Homenageado é argentino e vive há 52 anos no Brasil. O professor Miguel é filiado à ADUFRGS-Sindical. Parabéns pela sua trajetória!

Na manhã desta quinta-feira (02/10), a vice-presidenta da ADUFRGS-Sindical e professora da UFCSPA, Cleidilene Magalhães representou a diretoria na Sessão Solene de Outorga do Título de Professor Emérito ao docente da Escola de Engenharia e filiado ao sindicato, Armando Miguel Awruch. A cerimônia ocorreu na Sala dos Conselhos da Reitoria e contou com a presença da reitora Marcia Barbosa, do diretor da Escola de Engenharia, Afonso Reguly, e do professor Inacio Benvegnu Morsch, que atuou como orador da solenidade, além de familiares e colegas do homenageado.

Nascido na Argentina, Awruch graduou-se em Engenharia Civil pela Universidad Nacional del Nordeste, na Província de Corrientes, em 1970, vindo para o Brasil em 1973. O homenageado concluiu mestrado na UFRGS em 1976 e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1983, com pós-doutoramento no Israel Institute of Technology. Foi professor na Escola de Engenharia entre 1977 e 2017, quando se aposentou. Após esse período, ainda foi professor visitante na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A solenidade
Durante a solenidade, foi destacada em diversas falas a relevância da contribuição do professor para a Universidade e para a comunidade científica. A reitora Marcia Barbosa elogiou a extensa carreira acadêmica de Awruch, situando as suas preocupações de pesquisa como sempre atualizadas com os problemas atuais: “Tem uma visão de mundo e coragem para implantar essa visão”. O orador, professor Inacio Benvegnu Morsch, enfatizou os pontos principais da carreira docente de Awruch, com destaque para os 40 anos de docência na Escola de Engenharia e em dois programas de pós-graduação, especialmente em temas de ponta, como a mecânica computacional.

Morsch lembrou o grande legado de Awruch na formação de pessoal: “Atualmente 9 docentes da Escola de Engenharia da UFRGS e mais 15 em outras universidades foram orientandos dele”. E acrescentou ainda a participação de egressos em grandes empresas estatais e privadas. Para ele, o desafio de pensar de forma inovadora é o principal meio de ensino do homenageado: “Os assuntos de ponta deveriam ser as referências”. De forma anedótica, o orador enfatizou o farto conhecimento do argentino no futebol: “Enciclopédia Viva do Futebol”, qualidade sempre colocada em prática nos momentos informais da convivência.

O homenageado
Após receber o diploma, Armando Awruch agradeceu aos colegas e familiares que o acompanharam em sua trajetória. Em seu discurso, falou sobre dois momentos de sua vida: a atuação profissional no Brasil, iniciada na década de 1970, e reservou espaço para falar sobre o período anterior, da infância à vida universitária na Argentina, período marcado por importantes lembranças. O professor emérito relatou momentos das décadas de 1950 a 1970 permeando-os com os difíceis aspectos políticos e sociais da América Latina no período.

Por fim, agradeceu a dois professores já falecidos da Escola da Engenharia: “Estou no Brasil há 52 anos de forma definitiva e agradeço especialmente a dois professores já falecidos importantes na minha primeira etapa: José Serafim Gomes Franco e Agustín Ferrante. Gratidão pelos ensinamentos e pela possibilidade de ingressar na docência na Escola de Engenharia”. Ele ainda manifestou confiança sobre o futuro da Universidade: “Tenho muita confiança de que a UFRGS continuará sendo uma grande instituição de destaque e prestígio”.

Reconhecimento
Ao longo de quatro décadas de trajetória acadêmica, orientou 48 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, recebendo da Capes o prêmio de orientador de melhor tese. Publicou mais de 70 artigos em periódicos científicos, 200 trabalhos em congressos, além de atuar como consultor em associações e instituições nacionais e internacionais de engenharia e mecânica computacional.

O título de Professor Emérito é concedido pelo Conselho Universitário da UFRGS a docentes que se destacaram pela excelência em ensino, pesquisa e extensão, reconhecendo a relevância de sua atuação para o desenvolvimento institucional e científico.

Fonte: UFRGS

Créditos fotos: Rochele Zandavalli/UFRGS