Professor Jefferson Simões é eleito para a Academia Mundial de Ciências

Arquivo pessoal

Professor da UFRGS e filiado à ADUFRGS é o único brasileiro eleito vinculado a uma instituição gaúcha.

A ADUFRGS-Sindical parabeniza o professor Jefferson Cardia Simões, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela sua eleição como membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS), vinculada à Unesco, na área de Ciências da Terra, do Clima e do Meio Ambiente. O anúncio foi feito nesta semana, com a divulgação de 63 novos membros da TWAS. Entre os oito brasileiros eleitos, o professor Jefferson Simões é o único vinculado a uma instituição gaúcha.

A eleição é resultado de indicações baseadas em contribuições científicas de excelência. Segundo a TWAS, Simões foi reconhecido por seu trabalho pioneiro na ciência dos testemunhos de gelo, que fornece registros glaciológicos essenciais para o estudo das mudanças climáticas. Ele é considerado um dos principais glaciologistas da América Latina.

Entre suas contribuições mais relevantes estão a reconstrução da poluição ácida em testemunhos de gelo de Svalbard e a detecção de poluentes como arsênio e urânio no gelo da Antártida. O professor também é responsável por introduzir a ciência glaciológica no Brasil, ao fundar o Centro Polar e Climático (CPC-UFRGS) – o primeiro centro nacional dedicado à pesquisa polar – e por liderar diversas expedições científicas à Antártida e aos Andes.

A publicação da TWAS ainda ressalta a atuação internacional do professor, que em 2016 e 2020 atuou na vice-presidência do Comitê Científico de Pesquisa Antártica do Conselho Internacional de Ciência (SCAR/ISC). Além disso, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pela Presidência da República. “Minha eleição para a TWAS representa antes de tudo a liderança da UFRGS na pesquisa polar latino-americana. Destaco que também representa o reconhecimento do meu papel na questão da diplomacia da ciência”, comemora Jefferson.

A ADUFRGS-Sindical celebra esta importante conquista e ressalta que o reconhecimento internacional do professor Jefferson Simões é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e científica brasileira.

Fonte: UFRGS