Premiação ocorreu na sexta-feira, 24, quando os agraciados receberam o troféu Pena Libertária.
A vice-presidenta da ADUFRGS-Sindical, Cleidilene Magalhães e a diretora da 1ª Secretaria Débora Coelho participaram da 28ª edição do Prêmio Educação RS. Neste ano, os vencedores foram o professor Adão Roberto Rodrigues Villaverde, de Porto Alegre; a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, de Pontão; e o projeto Balcão de Direitos das Pessoas Atípicas, de Porto Alegre.

Promovido pelo Sinpro/RS, os vencedores foram definidos a partir da votação dos professores associados ao Sindicato, da análise da Comissão Avaliadora e do voto do colegiado. “Com quase três décadas de história, o Prêmio Educação RS reafirma o compromisso do Sinpro/RS com a valorização do trabalho docente e o reconhecimento de práticas que inspiram e fortalecem a educação no Rio Grande do Sul”, festeja o professor Rodrigo Perla Martins, diretor do Sinpro/RS e coordenador desta edição do Prêmio Educação RS.
Os vencedores 2025 do Prêmio Educação RS:
CATEGORIA PROFISSIONAL
Adão Roberto Rodrigues Villaverde – Porto Alegre
Professor de Gestão do Conhecimento e da Inovação na Escola Politécnica da PUCRS. Doutor em Educação em Ciências pela Ufrgs, na área dos Semicondutores, e mestre em Estruturas de Engenharia Civil pela Ufrgs. Foi deputado estadual pelo PT por quatro legislaturas, presidente do Fórum Nacional de Secretários de CTI do Brasil (1999-2000), secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do RS (1999-2000) e secretário de Estado de Coordenação e Planejamento do RS (2001-2002). Em 2024, foi coautor do livro A Finep e a Neoidustrialização brasileira.
CATEGORIA INSTITUIÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro – Pontão
Localizada no Assentamento Reforma Agrária 16 de março, tem como lema Da terra brota uma escola em movimento. Sua história é inerente a história da ocupação da Fazenda Annoni, da organização das famílias assentadas e do prelúdio do Setor de Educação do MST. Tem como objetivo promover a formação de sujeitos críticos e autônomos, com ideários de pertencimento ao contexto social em que vivem. A escola está assentada em um tripé de intencionalidades: permanência dos jovens no campo, com trabalho e renda e qualificação profissional.
CATEGORIA PROJETO
Balcão de Direitos das Pessoas Atípicas – Porto Alegre
Executado em 2024 pela Associação Mães e Pais pela Democracia, em parceria com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, atuou na promoção da inclusão e da cidadania, oferecendo acolhimento, orientação multidisciplinar e apoio a famílias de pessoas com deficiência, autistas, neurodivergentes e com doenças raras. Foram acolhidas mais de 800 famílias em Porto Alegre. Também produziu pesquisas inéditas sobre o perfil das famílias atípicas e materiais educativos acessíveis, ampliando o debate público e subsidiando políticas de inclusão.
O Prêmio
Criado pelo Sinpro/RS, o Prêmio Educação RS tem como característica abranger todas as esferas da educação no estado, contemplando tanto a rede pública quanto o ensino privado. As indicações são feitas de forma espontânea pela sociedade gaúcha, por meio da página oficial da premiação.
Desde sua criação, o Prêmio já reconheceu 26 profissionais, 29 projetos e 26 instituições que se destacaram pela dedicação, inovação e compromisso com uma educação de qualidade e transformadora. Em edições especiais, também foram concedidas menções honrosas a iniciativas de relevância social.
Fonte: Sinpro/RS
