ADUFRGS-Sindical lamenta o falecimento da professora Victoria Elnecave Herscovitz

A ADUFRGS-Sindical lamenta profundamente o falecimento da professora Victoria Elnecave Herscovitz, filiada e aposentada do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ocorrido na sexta-feira, 31 de outubro. A despedida ocorreu no mesmo dia, no Cemitério União Israelita Porto Alegrense.

Muito estimada por todos, a professora Victoria é lembrada com carinho e admiração pelos colegas, que manifestaram profundo pesar pela sua perda.

“Sua vida confunde-se com a história do IF-UFRGS: ingressou em 1959, no grupo inicial de docentes, atuou em Física Nuclear Teórica e defendeu o doutorado em 1969, entre as primeiras teses do recém-criado PPG em Física. Como professora, ministrou disciplinas como Física Nuclear, Física Atômica, Mecânica Quântica, Métodos Matemáticos e Teoria de Muitos Corpos, marcando gerações na graduação e na pós-graduação. Mesmo após a aposentadoria, seguiu dedicada à formação em ensino de conceitos quânticos e de física moderna e contemporânea, com disciplinas e orientações.

Na pesquisa, concentrou-se em Eletrodinâmica Quântica, Física Nuclear e Física de Hadrons, orientando e coorientando diversas dissertações e teses. No âmbito institucional, foi Chefe da Divisão de Ensino (anos 1960), primeira coordenadora da Comissão de Carreira após a reforma universitária (anos 1970), Chefe do Departamento de Física (anos 1980), integrou o COCEP e presidiu sua 5ª Câmara.

Ficam o exemplo de dignidade, ética e compromisso público que a tornaram referência para novas gerações. A Profa. Victoria fará muita falta.”

Neste momento de consternação, o sindicato manifesta sua solidariedade à família, colegas e amigos da professora Victoria.