ADUFRGS-Sindical lamenta o falecimento do professor Fernando Zawislak

A ADUFRGS-Sindical manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fernando Cláudio Zawislak, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e filiado ao sindicato.

A trajetória docente do professor Zawislak teve início em 1957, como o primeiro professor de Física do Colégio de Aplicação da UFRGS. Em 1959, passou a integrar o recém-criado Instituto de Física da Universidade, atuando no grupo de pesquisa em Física Experimental e contribuindo de forma decisiva para a consolidação da área. Em reconhecimento à sua destacada carreira acadêmica, recebeu, em 2008, o título de Professor Emérito, por proposição do Instituto de Física da UFRGS. Atuou na instituição até sua aposentadoria compulsória, aos 70 anos, em 2005.

Em nota oficial, a UFRGS destacou a valiosa contribuição do pesquisador e docente, ressaltando a sua trajetória registrada no livro lançado em 2014, por ocasião dos 80 anos da Universidade, que reúne entrevistas com professores eméritos. A publicação evidencia o pioneirismo de Fernando Cláudio Zawislak, bem como os inúmeros prêmios e distinções recebidos ao longo de uma carreira marcada pelo reconhecimento nacional e internacional.

Os rituais fúnebres ocorrem nesta terça-feira, dia 10, com velório a partir das 9h, na sala 3 do Crematório Cortel Metropolitano (Av. Oscar Pereira, 584). A cerimônia de despedida está marcada para as 14h.