ADUFRGS-Sindical marca presença em apresentação de relatório sobre feminicídios no RS

As diretoras Débora Coelho (Secretaria) e Ionara Siqueira (Magistério Superior) representaram a ADUFRGS-Sindical na terça-feira, 10, na apresentação do relatório final da comissão externa destinada a acompanhar os graves casos de feminicídios ocorridos no Rio Grande do Sul, em ato da Câmara Federal e Assembleia Legislativa do RS, realizado no Plenarinho da casa. As diretoras salientaram a importância de uma educação antimachista para mudar esse cenário e da campanha do Sindicato que tem esse lema. 

Durante a apresentação foi destacado que só até os primeiros dias de fevereiro foram registrados 13 feminicídios no RS, número que remete à Páscoa de 2025, chamada de “Páscoa sangrenta”, quando dez gaúchas foram assassinadas.

A coordenadora da comissão externa, deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL/RS), revelou que o estado registrou mais de 52 mil ocorrências de violência tipificadas pela lei Maria da Penha em 2025 e que 52% dos agressores tinham antecedentes criminais por violência doméstica e familiar. 

A parlamentar também comentou que 70% dos municípios gaúchos não contam com qualquer equipamento de proteção à vida das mulheres, dado ressaltado também pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), relatora da Comissão. Ela defendeu ainda a instituição de um sistema nacional de políticas públicas para as mulheres com ênfase na prevenção à violência, com financiamento e rede estruturada e conclamou as autoridades gaúchas para que o Rio Grande do Sul se associe ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 

A solenidade contou com a presença de lideranças políticas, principalmente mulheres, deputadas estaduais, federais, e também vereadoras, além de representantes do Judiciário e do executivo estadual e federal, titulares das respectivas secretarias da Mulher.

Assista à manifestação das diretoras da ADUFRGS-Sindical:

Galeria de fotos

Assista a íntegra da apresentação do relatório: