ADUFRGS promove debate sobre violência e assédio contra mulheres nas universidades

Logo portal sul21

Mesa-redonda em alusão ao Mês da Mulher ocorre no dia 25 de março, às 17h

A ADUFRGS-Sindical promove no dia 25 de março, ás 17h, a mesa-redonda “Diálogos sobre violências/assédios no ambiente da Universidade: perspectivas de gênero e de trabalho”. O evento será seguido pela atividade cultural “Vozes femininas, um momento de encontro e celebração feminina”, que contará com a roda de samba animada pela banda “Roda Caçamba”, formada por mulheres.

O debate, que ocorre no auditório do sindicato, tem o objetivo de debater a violência contra a mulher em meio ao cenário de agravamento dos indicadores no Rio Grande do Sul e no Brasil. Nesta terça (18), o RS registrou o 23º feminicídio no ano.

Participam como painelistas as professoras Jeniffer Cuty (UFRGS) e Mayte Raya Amazarray (UFCSPA), bem como a psicóloga e pesquisadora Carolina Marques.

As duas ações são exclusivas para filiadas. Para participar é necessário fazer inscrição por este link.

Saiba mais sobre as painelistas:
Profa. Dra. Jeniffer Cuty: Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotada no Departamento de Ciências da Informação da FABICO, Jeniffer Cuty é decana do Curso de Museologia. Doutora e mestre em Planejamento Urbano pela UFRGS, arquiteta e urbanista, é especialista em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e graduanda em Direito pela UFRGS.

Realizou pós-doutorado junto ao Museu do Instituto de Química da UFRGS, nos projetos internacionais APACHE e GREENART, com apoio da União Europeia. É membro da Comissão de Acervos do Museu da Faculdade de Direito, líder do Grupo de Pesquisa GADH – Gestão de Acervos e Direitos Humanos (CNPq), fundadora e coordenadora do Núcleo AMPARE e conselheira do Conselho Universitário da UFRGS (gestão 2024-2026).

Profa Dra. Mayte Raya Amazarray: Psicóloga, mestre em Psicologia Social e Institucional e doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora associada na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Pesquisadora de temas ligados à Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco em modos de gestão, processos de saúde/adoecimento relacionados ao trabalho, violências/assédios no trabalho, intervenção psicossocial e promoção de saúde. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde da UFCSPA desde 2016. Chefe do Departamento de Psicologia (2025-2026). Diretora da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho-SBPOT (2024-2026).

Psicóloga Ma. Carolina Marques: Graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (2001). Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA (2022), onde realizou um estudo com gestores da UFRGS com a proposta de mapear as práticas de gestão relacionadas à violência/assédio nas relações de trabalho e construir coletivamente estratégias para o enfrentamento dessa problemática.

A pesquisa produziu a dissertação: Violência/Assédio nas Relações de Trabalho: Construção de Estratégias de Intervenção Organizacional. Atualmente é servidora na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRGS, onde atua como psicóloga no Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, como Diretora da Divisão de Ingresso, Mobilidade e Acompanhamento. Pesquisa sobre a violência/assédio nas relações de trabalho e integra o Laboratório de Psicologia em Trabalho e Saúde/PETRAS/UFCSPA. Coordenadora do Fórum dos Serviços de Atendimento e Prevenção ao Assédio e Outras Violências nas Relações de Trabalho da UFRGS que surgiu como experiência a partir do estudo realizado no mestrado.

Clique aqui para visualizar a publicação original no portal Sul21 aqui.