Reunião deu continuidade na discussão da pauta da reestruturação da carreira docente, mobilidade acadêmica, perdas salariais e reajuste de benefícios
Na quarta-feira, 2, o PROIFES-Federação se reuniu com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara. A reunião no Ministério da Educação (MEC) deu continuidade na discussão da pauta do PROIFES-Federação. O foco foi a discussão da reestruturação da carreira docente, mobilidade acadêmica, perdas salariais e necessidade de reajuste de benefícios.
Participaram do encontro o presidente do PROIFES, Nilton Brandão, o diretor de Políticas Educacionais, Carlos Alberto Marques, o diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, Geci Silva, a diretora de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira e o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Rolim – diretor Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical.
Magistério superior
Eduardo Rolim reforçou a importância da carreira do magistério superior caminhar junto da carreira EBTT. “Precisamos avaliar as possibilidades de melhoria dentro das duas carreiras, que são distintas, porém paralelas, discutindo mecanismos de reestruturação sem violar os princípios que regem o piso”, avaliou Rolim na reunião.
Mobilidade acadêmica
Dentro do tema da mobilidade acadêmica, foi destacada a importância da criação de mecanismos de mobilização que permitam a oxigenação do sistema. A diretora Tânia Maria recebeu a pauta do PROIFES e se prontificou a fazer uma análise mais profunda dos temas apresentados.
Nilton Brandão e os demais membros presentes avaliaram o andamento da reunião proveitoso, sobretudo pelo avanço na discussão das pautas dentro do MEC, avanço necessário para a articulação com os demais ministérios.