Cláudia Lima Marques é filiada à ADUFRGS-Sindical há décadas e luta por uma educação pública, inclusiva, antirracista, gratuita e de qualidade, pela ciência e tecnologia e por paridade de gênero
Comprometida com a Democracia, a Educação Pública, a Ciência e a representatividade feminina nos espaços de poder, tema de grande relevância na atualidade, a ADUFRGS-Sindical acompanha o pensamento da sociedade civil organizada que defende o nome de uma jurista mulher para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Neste sentido, manifestamos apoio à nomeação da Dra. Claúdia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, primeira mulher a ocupar esse cargo, para a vaga no STF.
Consideramos que o STF necessita de uma jurista qualificada, comprometida com o desenvolvimento do país, com a proteção dos mais vulneráveis, defensora dos direitos fundamentais, econômicos e sociais, que domine tanto o mundo digital e econômico, quanto os desafios da promoção dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana, em especial dos idosos, dos superendividados, dos doentes e excluídos.
Relatora-Geral da Atualização do Código de Defesa do Consumidor, responsável pela Lei 14.181/2021 sobre superendividamento, Claudia Lima Marques é a maior especialista brasileira em questões jurídicas relacionadas ao sistema bancário e de crédito ao consumidor, bem como sobre comércio eletrônico. É membro da Comissão do Marco Legal da Inteligência Artificial, assim como autora de obras seminais sobre a proteção dos mais vulneráveis.
Cláudia Lima Marques é filiada à ADUFRGS-Sindical há décadas e luta por uma educação pública, inclusiva, antirracista, gratuita e de qualidade, pela ciência e tecnologia e por paridade de gênero. É uma defensora da democracia, do Estado de Direito, dos direitos humanos, do direito do consumidor e da proteção do meio ambiente.
Porto Alegre, 26 de setembro de 2023.
Diretoria ADUFRGS-Sindical