Contraproposta de reajuste salarial da bancada sindical será apresentada na próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Na terça-feira (30), o diretor tesoureiro do PROIFES-Federação, Flávio Silva e o presidente do ADURN-Sindicato e membro do Conselho Deliberativo da Federação, Oswaldo Negrão, representaram o PROIFES na Plenária de Servidores(as) Públicos(as) Federais, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Ambos os dirigentes tomaram posse na quarta-feira (31) na diretoria do PROIFES, como vice presidente e diretor de assuntos jurídicos, respectivamente.
A atividade aconteceu de modo híbrido: na sede do Sindsep, em Brasília-DF, e via Zoom. O objetivo foi discutir a contraproposta de reajuste salarial da bancada sindical, que será apresentada pelos(as) servidores(as) ao Governo na próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
A proposta discutida tem como base um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese), que levou em consideração as perdas salariais dos(as) servidores(as) nos últimos oito anos. O cálculo, apresentado pela técnica do Dieese, Mariel Angeli Lopes, resultou em uma sugestão de acordo dividida em dois blocos: um contemplando trabalhadores(as) que não tiveram aumento a partir de 2016, e outro contemplando aqueles(as) que tiveram algum percentual de reajuste após 2016. Neste último caso, se enquadram os docentes das Instituições Federais de Ensino.
A partir da apresentação, Flávio Silva, solicitou à técnica um novo estudo apresentando o impacto da proposta no orçamento da União. Além do reajuste, no documento apresentado a bancada sindical pleiteia a revogação de uma série de medidas, entre elas a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2022, e da PEC 555/2006.
Confira a proposta protocolada no Ministério da Gestão e Inovação ainda nesta quarta-feira (31) clicando aqui.