Diretoria da ADUFRGS-Sindical cobra posição da Reitoria da UFRGS sobre o retorno das atividades presenciais. Na tarde de sexta-feira, 15 de outubro, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, a diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba, e o diretor de Magistério Superior, César Vieira, estiveram reunidos com o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos André Bulhões, para tratar sobre o retorno às atividades presenciais.
A reunião realizada no gabinete da Reitoria da UFRGS contou ainda com a participação da Pró-Reitora de Graduação da Universidade, Cíntia Inês Boll, do Vice-Pró-Reitor de Graduação, Leandro Raizer, e do Chefe do Gabinete do Reitor, Maurício Viégas da Silva.
Na ocasião, Lúcio Vieira comunicou ao Reitor a decisão da assembleia dos professores associados/as realizada em 29 de setembro, que autorizou o Sindicato a exigir um plano de retorno seguro para o retorno das atividades presenciais nas Instituições Federais de Ensino Superior, em especial à UFRGS. “Conforme decisão da assembleia, o plano deve prever um calendário de retorno das atividades presenciais priorizando as aulas de laboratório e observando as condições sanitárias e os protocolos de segurança”, referiu o presidente.
Carlos Bulhões assumiu o compromisso que até 17 de janeiro de 2022, quando inicia o segundo semestre letivo de 2021, a UFRGS terá 100% de capacidade de infraestrutura para garantir as condições sanitárias necessárias ao atendimento de até 50% das atividades presenciais.
Em relação a Instrução Normativa 90, o Reitor comprometeu-se em informar os servidores sobre procedimentos que serão adotados, além de orientar os diretores.
informou que vai verificar a obrigatoriedade de assinatura dos formulários solicitados pela IN e comunicar aos professores/as.
Bulhões também assegurou que está em tratativas com a direção do Colégio Aplicação da UFRGS para a retomada do ensino presencial. “Faremos o possível para garantir todas as condições sanitárias necessárias ao retorno seguro das atividades presenciais no Colégio Aplicação”, afirmou.
Em nome da base sindical, Lúcio Vieira cobrou celeridade da Reitoria da UFRGS. “Nossa expectativa é que o Reitor atenda as exigências do plano de retorno, garantindo segurança sanitária para toda a comunidade universitária”, manifestou.