A luta contra a aprovação da Reforma Administrativa e a defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade para todas e todos estão entre os desafios do XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação, que iniciou na noite desta quarta-feira, 3, em formato virtual. O evento segue nos dias 4 e 5 de novembro com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da Federação. A solenidade de abertura contou com a participação de dirigentes dos sindicatos filiados ao PROIFES e entidades parceiras da Educação, brasileiras e internacionais.
Na abertura, o vice-presidente do PROIFES, Wellington Duarte, ressaltou a importância do Encontro diante da conjuntura política e econômica do País. “O PROIFES realiza esse encontro virtual diante de uma crise sanitária e da escassez de recursos. A educação tornou-se alvo de um governo federal que enxerga os professores como inimigos. Temos hoje uma luta feroz para derrotar a PEC 32, que representa a destruição completa dos serviços públicos no País, indispensáveis para a população que mais necessita”, argumentou.
O presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, representou o Sindicato na cerimônia de abertura do evento. “O Encontro acontece nesse formato para preservar a vida das pessoas nesse cenário da pandemia de Covid-19, que tirou a vida de mais de 600 mil brasileiros. A luta em defesa da vida é mais importante que interesses corporativos. Estamos resistindo a um governo autoritário e antidemocrático, que nega a educação, a ciência e os direitos sociais dos cidadãos e cidadãs. Durante os debates, teremos desafios gigantescos para nossas vidas. Um deles é como intensificar a luta para derrubar a PEC 32, da Reforma Administrativa, que acaba com os serviços públicos essenciais à população como educação e saúde. Nossa meta é defender a vida dos brasileiros e a democracia”, destacou.
A live encerrou com o agradecimento do presidente do PROIFES, Nilton Brandão, aos sindicatos filiados e entidades parceiras pela participação no Encontro Nacional. “Saúdo todos os delegados que estão assistindo a essa live de abertura. A Federação representa hoje 17 anos de histórias construídas dentro das universidades em defesa da educação federal no País”, referiu. “Eu optei por vir com a camiseta do Centenário de Paulo Freire porque estamos no momento de construção da Conferência Nacional Popular de Educação, a CONAPE 2022, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de julho, no Rio Grande do Norte. A CONAPE representa a luta de 44 entidades que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação, no qual o PROIFES é uma das entidades da coordenação executiva. A CONAPE é o espaço de debate da educação que cumpre o papel de pensar as políticas públicas da educação brasileira”, salientou.
O presidente do PROIFES denunciou que o Plano Nacional de Educação, elaborado em 2014, está sendo ignorado ou destruído pelos governos de 2017 pra cá. “Nosso desafio é denunciar a destruição da educação brasileira e pensar a renovação de pautas de luta para elaboração do novo PNE. O PROIFES tem um papel fundamental nesse processo. Fomos expulsos do Conselho Nacional de Educação pelo governo Temer e formamos o FNPE, que abrange entidades desde a educação do campo, técnica, direitos humanos, de jovens e adultos, de graduação e pós-graduação”, mencionou. “As etapas municipais e estaduais são fundamentais para reunir as propostas de debate à CONAPE-2022”, explicou.
Por fim, Brandão alertou sobre os impactos da PEC 32. “Se não conseguirmos derrotá-la, veremos os serviços públicos como cabide de emprego, veremos os serviços públicos sendo vendidos à iniciativa privada. Mas o trabalho coletivo produz mais e melhor. Nossa luta contra a aprovação da Reforma Administrativa tem surtido efeito positivo e vamos seguir mobilizados pressionando os deputados federais contra a aprovação da PEC 32”, reforçou.
Como funciona o Encontro Nacional
O debate online entre os delegados acontece em quatro eixos temáticos: Eixo 1 – Cenário político, econômico e social no Brasil pandêmico e defesa da Democracia e dos Direitos Humanos; Eixo 2 – Orçamento, gestão democrática das IFEs e desafios da Ciência e Tecnologia; Eixo 3 – Carreira, salário, condições de trabalho e aposentadoria, e atuação docente na pandemia e pós-pandemia; Eixo IV – Organização do movimento sindical frente aos novos desafios.
Assista a live aqui. https://www.youtube.com/watch?v=VHUwsTJiOVo
Veja a programação do evento aqui. https://tinyurl.com/37jdrkjx
Confira a delegação da ADUFRGS-Sindical que participa do XVII Encontro Nacional do PROIFES
- Eduardo Rolim de Oliveira – UFRGS
- Luciana Boose Pinheiro – UFCSPA
- Sônia Mara Ogiba – UFRGS
- Felipe José Comunello – UFRGS
- Daniela Marzola Fialho – UFRGS
- Eduardo de Oliveira da Silva – IFRS-Campus Porto Alegre
- Ana Boff de Godoy – UFCSPA
Observadores ao Encontro Nacional
- Roger Sauandaj Elias – IFSUL-Sapucaia do Sul
- Arlan Pacheco Figueiredo – IFRS-Caxias do Sul
- Luiz Glock – UFRGS
- Jairo Bolter – UFRGS- como representante do Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação.
- Representante da Diretoria: Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira – IFRS-Campus Porto Alegre
O XVII Encontro Nacional do PROIFES-Federação é transmitido ao vivo pelos canais:
Facebook: facebook.com/proifesfederal
Youtube: youtube.com/proifesfederacao