Era digital antes, durante e após a pandemia foi tema de live dos aposentados

A edição do Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical em formato virtual, desta quinta-feira, 4, trouxe um assunto em evidência no atual cenário “Era digital antes, durante e após a pandemia”. Para contextualizar o tema, o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sérgio Bampi, abordou a história da tecnologia até os dias de hoje. “A computação é um instrumento da tecnociência. Na era digital temos muitos objetos de computação, que nos possibilitam interagir”, salientou.

De acordo com Bampi a transformação digital tem ocorrido de forma acelerada. “A tecnologia mudou as formas de sociabilização. Os hardwares são mais baratos que antigamente e os softwares facilitam a vida das pessoas. A internet é um sistema técnico de alcance coletivo e universal. Depois do advento do computador, surgiu o conceito de cidadão digital. O processo de massificação da Internet tem apenas 20 anos e avançou de forma acelerada”, ressaltou.  “A comunicação de Internet móvel propagou negócios trilionários. Hoje somos um produto de grandes empresas de tecnologia. O Google, por exemplo, sabe mais de nossas vidas do que as pessoas próximas”, observou.

Para os aposentados/as, que ainda estão inseguros com o uso das ferramentas tecnológicas, o palestrante fez recomendações. “O desafio para a melhor idade é encarar o novo sem medo. A internet é muito boa para aproximar pessoas, formar grupos familiares, ainda mais diante da pandemia e do distanciamento social. O admirável mundo novo tem aproximado as pessoas, mas é preciso ter cautela. Toda a tecnologia tem o seu lado bom e lúdico e o lado ruim. As redes sociais sabem tudo das pessoas e as transformam em produtos”, alertou.

Como mediador da live, o professor aposentado do Instituto de Física da UFRGS, João Goedert, comentou sobre a importância de estimular os aposentados/as a fazerem o uso da tecnologia. “Nos próximos encontros podemos trazer assuntos interessantes que envolvam ensino, saúde e serviços com a utilização da Internet. Precisamos estar conectados”, enfatizou.

O Encontro com aposentados é promovido pelo Núcleo de Multiatividades coordenado pelo professor Otto Koller, que fez abertura da live. A transmissão do evento foi feita ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do Sindicato.

Assista a live em nosso Canal do YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=rWtnUZIIAr4