A parceria de 1 ano entre a ADUFRGS-Sindical e a CRESOL foi celebrada com a realização de um encontro sobre economia solidária no auditório e de uma feira na área externa do sindicato com a presença de expositores de diversos setores do cooperativismo, na manhã de sábado, 18.
O debate contou com a participação de professores/as filiados/as, representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e de cooperativas. Marcaram presença no evento, o presidente do sindicato, Lúcio Vieira, a diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba, o diretor tesoureiro, Eduardo Rolim, o diretor de Assuntos Sindicais, Jairo Bolter, a diretora de EBTT, Maria de Lourdes Gomes.
A iniciativa em tratar dessa temática foi resultado do seminário “Cooperativismo de Crédito- Desafios e Perspectivas” promovido pelo sindicato junto à CUT/RS, SINPRO e CRESOL Tenente Portela, em 9 de dezembro de 2020. O evento teve o intuito de buscar uma forma mais justa e economicamente viável para aplicação financeira por parte das organizações, dos trabalhadores e trabalhadoras.
Inclusive, a ADUFRGS-Sindical integrou o Comitê de Criação da Cresol Metropolitana, que foi inaugurada em Porto Alegre, dia 18 de dezembro do ano passado. A Cooperativa é fruto da mobilização de sindicatos e dos movimentos sociais, que se organizaram para construir uma alternativa concreta de gestão autônoma e acessível das finanças de suas respectivas entidades.
Na ocasião, o coordenador da agência Metropolitana da CRESOL, Inácio Beninca, apresentou o trabalho da cooperativa e exibiu um vídeo institucional, trazendo a experiência de pessoas beneficiadas com o fomento do cooperativismo em várias regiões do Rio Grande do Sul.
De acordo com o presidente Lúcio Vieira, a parceria com a CRESOL é a materialização de um projeto para estreitar as relações entre o sindicato de servidores públicos da área da educação e as diferentes formas de organização da sociedade. “Durante a pandemia, o cooperativismo teve um papel relevante frente ao crescente desemprego e as dificuldades da população, que não encontrou guarida de políticas públicas. Hoje estamos materializando esse projeto com a realização de uma feira solidária e de 1 ano de inauguração da CRESOL em Porto Alegre. São momentos importantes para organização do sindicato e, principalmente, para organização da sociedade de autofinaciamento, solidariedade e apoio recíproco”, declarou.
ADUFRGS-Sindical Solidária e Sustentável
O professor Eduardo Rolim explicou que o evento teve duas características importantes para os filiados/as e à sociedade. “Comemoramos hoje 1 ano de parceria com a CRESOL Metropolitana com foco e um novo modelo de financiamento da vida financeira das pessoas. A ADUFRGS-Sindical junto à CRESOL atuam para oferecer aos filiados/as a possibilidade de terem benefícios para cuidarem do seu dinheiro, pensando em uma nova economia, que não seja baseada nos grandes bancos que só usam o dinheiro para o mercado financeiro”, ressaltou. “Ao mesmo tempo, lançamos a ampliação de um novo pacote de convênios chamado ADUFRGS Solidária e Sustentável. Além de oferecer produtos de boa qualidade a preços razoáveis, defendemos o conceito de uma nova economia baseada no cooperativismo e na geração de renda aos pequenos produtores.”
Segundo o professor Jairo Bolter, a parceria com a CRESOL é motivo de alegria e realizações. “Nós professores e sindicalistas podemos ter nossas contas na cooperativa e isso é um diferencial. Esse sistema de cooperativa de crédito é extremamente importante porque as pessoas deixam de ser clientes e se tornam donas do seu próprio negócio, fazendo parte cooperativa como cooperada. O dinheiro que aplicamos na cooperativa retorna para a comunidade. Nós professores estamos ajudando a financiar projetos e gerar emprego nas regiões onde as cooperativas estão instaladas”, manifestou.
Para o presidente da CRESOL, Olímpio Wolfward, a parceria entre uma cooperativa de crédito e uma entidade ligada aos movimentos sindicais, como é o caso da ADUFRGS, fortalece o sistema de cooperativismo. “Nosso objetivo que é beneficiar os trabalhadores com mais facilidades de crédito. O dinheiro do sindicato é aplicado em nossa cooperativa e esse montante vai reverter para financiar a categoria. Nossa intenção é produzir mercado de trabalho e desenvolvimento na região”, salientou.
Gelson Ferrari, vice-presidente da CRESOL, comemorou o sucesso da parceria. “Esse evento comemora 1 ano de cooperativismo de crédito solidário em Porto Alegre e Região Metropolitana, estabelecendo uma teia de relações entre a economia solidária, as pequenas empresas, os segmentos de empreendedores, as feiras, os expositores e os profissionais autônomos. Disponibilizamos o crédito como oportunidade para as pessoas desenvolverem seu negócio e sua renda. Na agricultura familiar apoiamos muito projetos de suporte e financiamento na produção de alimentos como é o caso do arroz orgânico na região, os feirantes e as agroindústrias”, mencionou.
O gerente da agência CRESOL Metropolitana, Marcelo Cardia de Couto, falou sobre a importância do vínculo com a ADUFRGS-Sindical. “A parceria entre a CRESOL e a ADUFRGS-Sindical, além de estabelecer uma relação de confiança, ajuda a alavancar outras empresas, beneficiando tanto pessoas físicas como jurídicas com a oferta de juros mais baixos e mais justos. Com essa parceria, temos condições de proporcionar financiamentos e linhas de crédito com juros mais baixos do que as taxas oferecidas por instituições financeiras tradicionais do mercado. Agradecemos à ADUFRGS pela parceria e confiança”, apontou.
Expositores comercializaram produtos de qualidade na feira
A expositora Cleusa Amaral comentou sobre sua participação na feira. “Sou do Armazém da Terra, que é um espaço de comercialização de produtos de agricultura familiar e de empreendimentos de economia solidária vinculadas à UNISOL-RS, que gera renda e trabalho de forma cooperativada. Essa entidade gerencia o Armazém da Terra, a Justa Trama e o espaço de artesanato da economia solidária”, referiu. “Foi uma grande iniciativa da ADUFRGS-Sindical realizar essa feira. Nós somos representantes de pequenos produtores e precisamos desse tipo de evento para fortalecer a geração de trabalho e renda. É uma grande oportunidade para criar esse vínculo afetivo para fortalecer essa rede de comercialização”, destacou.
Veja os demais expositores da feira: Solo Bueno, produtos naturais e orgânicos; Justa Trama, confecção de produtos de vestuário; Wolf Soluções em TI; Girasol, comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar; Adapa Bio, comercialização de alimentos veganos; Ju Guirlandas, guirlandas decorativas; Segunda Alternativa, reutilização de materiais, atuando na manutenção e venda de produtos eletrônicos domésticos (restaurados), produtos decorativos e transporte (frete); Terra Livre, comercialização de alimentos orgânicos e convencionais.