História

Breve histórico da ADUFRGS-SindicalFundada em 1978, como Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ADUFRGS surgiu em meio à luta pela democratização do País e da Universidade. Nesse cenário a fundação desta entidade revelou a coragem, o espírito combativo e o grau de engajamento e atuação dos professores da UFRGS, […]

Breve histórico da ADUFRGS-Sindical
Fundada em 1978, como Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ADUFRGS surgiu em meio à luta pela democratização do País e da Universidade. Nesse cenário a fundação desta entidade revelou a coragem, o espírito combativo e o grau de engajamento e atuação dos professores da UFRGS, os quais perduram até hoje.

Três décadas depois, em 2008, como uma alternativa à política que era adotada pela entidade nacional que então representava os professores do ensino superior, a ADUFRGS foi transformada em ADUFRGS-Sindical, Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre e passa a atender docentes da UFRGS, da UFCSPA, do IFRS/Porto Alegre e do IFRS/Restinga.

Ao receber do Ministério do Trabalho e Emprego o Registro Sindical, em 2011, é consolidada como a representante legítima e legal dos professores dessas instituições federais de ensino superior, passando a ter os instrumentos legais e jurídicos para a defesa de nossos interesses profissionais na perspectiva de que o futuro depende das respostas que a comunidade acadêmica seja capaz de formular aos novos desafios.

Em 2016, por demanda externa, a base sindical novamente é ampliada, desta vez para 11 municípios (Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Farroupilha, Feliz, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Osório e Viamão), além de Porto Alegre, e tem o nome alterado para Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul.

Filiada ao Proifes-Federação, a ADUFRGS-Sindical defende o pluralismo de ideias e o respeito às posições político-ideológicas de seus associados. Utiliza o método de consulta eletrônica para deliberar sobre as questões mais importantes, por acreditar que essa é uma forma mais democrática de tomada de decisões.