Previous Next

ADUFRGS-Sindical participa do projeto Comunidade em Ação promovida pela Cooperativa de Costureiras Univens

Dentro da política de fomento à economia solidária, a ADUFRGS-Sindical esteve presente no projeto Comunidade em Ação, uma atividade promovida pela entidade parceira Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos Univens e Banco Justa Troca. O evento ocorreu na tarde de domingo, 16 de outubro, na Vila Nossa Senhora Aparecida situada no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Estiveram presentes a vice-presidente do sindicato, Ana Boff de Godoy, o diretor social e cultural, Adauto Locatelli Taufer, a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência, Mariliz Gutterres, a presidente da Univens, Nelsa Nespolo e equipe, além de trabalhadores do sindicato e comunidade local.

Na ocasião, a ADUFRGS-Sindical distribuiu brinquedos para mais de 110 crianças da Vila Nossa Senhora Aparecida, 60 delas atendidas pela Cooperativa das Costureiras Univens. O sindicato também doou 50 livros para a Creche Nova Geração e 13 jogos para a criançada. Mais que uma atividade social, o projeto reafirmou o compromisso da ADUFRGS-Sindical com o desenvolvimento sustentável, o fomento ao cooperativismo e a geração de trabalho e renda, protagonizado pela parceria com a Univens e o Banco Justa Troca.

A vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Ana Boff de Godoy, comemorou o sucesso da parceria com a Univens. “Esse evento representou uma vitória! Pela primeira vez na história da ADUFRGS-Sindical adotamos o ingresso social, ou seja, os professores que foram à festa do dia 15 de outubro doaram brinquedos e livros, que foram distribuídos hoje para as crianças atendidas pela Univens, Banco Troca e Creche Nova Geração”, explicou. “Entregamos doces para as crianças e tivemos uma tarde muito animada. Além disso, doamos livros e jogos para a creche da comunidade para que as crianças possam jogar coletivamente, pois esse é o espírito do sindicato, a luta pelo bem-estar do coletivo”, declarou.

A Cooperativa Univens é formada por 23 mulheres da comunidade do bairro Sarandi, que há 26 anos, buscam rentabilidade. Elas trabalham para a Justa Trama, que é uma rede de cooperativas que envolve mais de 500 trabalhadores na produção de algodão orgânico desde o processo de plantio até a confecção do fio, do tecido e da roupa. A Univens também conta com uma Creche de Educação Infantil chamada Nova Geração e o Banco Comunitário Justa Troca, que trabalha com moeda própria e tem uma linha de empréstimos para comunidade. “O Banco Justa Troca promove o projeto Comunidade em Ação e cumpriu um papel importante no período de pandemia nos ajudando no fornecimento de máscaras de proteção e de cestas básicas para a comunidade”, salientou Nelsa Nespolo.

A presidente da Univens também aproveitou o momento para destacar a parceria com o sindicato. “Temos um carinho especial pela ADUFRGS-Sindical, pois esteve presente conosco no período da pandemia. Foi parceria para confeccionarmos abrigos para entregar aos mais necessitados, também participamos nos espaços de feira solidária do sindicato, expondo nossos produtos da Justa Trama. Essa parceria também foi gratificante no evento de hoje, quando as crianças puderam escolher os brinquedos doados pelos professores”, manifestou.

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical participa do projeto Comunidade em Ação promovida pela Cooperativa de Costureiras Univens”