Previous Next

Professores da UFRGS recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022

Com o objetivo de fomentar a educação pública e a ciência, a ADUFRGS-Sindical participou da solenidade de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, na noite de quinta-feira, 10, no Salão de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre.

O sindicato foi representado pela professora Mariliz Gutterres, diretora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência e coordenadora do GT Ciência e Tecnologia, a professora Regina Witt, diretora de Secretaria. A professora da UFRGS, Nádia Pesche da Silveira, filiada ao sindicato e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), também acompanhou o evento.

A premiação é uma iniciativa da FAPERGS, vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (SICT). Os pesquisadores agraciados desenvolvem trabalhos em diversas áreas de conhecimento nas universidades, empresas, no setor público e um profissional atuante na área de comunicação científica. A edição também destacou o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho.

As professoras da UFRGS filiadas à ADUFRGS-Sindical, Lavínia Schüler Faccini (Ciências Biológicas) e Marilia Patta Ramos (Ciências Sociais) receberam o Prêmio Pesquisador Destaque e Pesquisador no Setor Público, respectivamente. O professor Flávio Sanson Fogliatto (Engenharia), também da UFRGS, conquistou o Prêmio Pesquisador Destaque.

Para a professora Mariliz, coordenadora do GT Ciência e Tecnologia, o apoio da ADUFRGS-Sindical ao Prêmio valoriza a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do Brasil. “O investimento no Prêmio da FAPERGS é relevante para destacar a vocação dos pesquisadores em diversas regiões do Estado. Não temos o hábito de premiar os trabalhos de inovação desenvolvidos por pesquisadores, cientistas e jovens. Essa premiação é uma forma de reconhecimento, valorização e incentivo para os pesquisadores e jovens e ainda contribui com o desenvolvimento do País”, ressaltou. “Diante da queda nos investimentos em pesquisa científica no País, a FAPERGS fomentou e propiciou auxílios específicos e emergenciais para recém doutores. O prêmio pesquisador gaúcho é muito valorizado porque passa por uma indicação das suas universidades”, salientou.

Segundo a professora Regina Witt, o evento revelou o compromisso da ADUFRGS-Sindical em defesa da educação pública, da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento do Estado. “É fundamental valorizarmos o ensino e a pesquisa na nossa base, que contempla um grande número de instituições federais de ensino superior”, comentou.

Na categoria Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, as estudantes do IFRS Campus Osório, da base da ADUFRGS-Sindical, Victórya Leal Altmayer Silva (Feira Mundial de Computação Informatrix), Camily Pereira dos Santos e Laura Drebes (Stockholm Junior Prize SJWP 2022).  

#prêmiopesquisadorgaúcho

#prêmiojovemtalentors

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “Professores da UFRGS recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022”