Novembro Azul: ADUFRGS-Sindical apoia a campanha

A ADUFRGS-Sindical apoia mais uma vez e se engaja na campanha Novembro Azul, que dedica o mês à conscientização dos homens sobre os cuidados com a saúde, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente em homens brasileiros depois do câncer de pele.

Para marcar a data, a sede do Sindicato, na rua Barão do Amazonas, 1581, ficará iluminada durante todo o mês de novembro com a cor da campanha. Ao longo do mês o Sindicato irá divulgar outras ações para reforçar os cuidados com a saúde dos associados.

Atenção à prevenção

Com a pandemia, a atenção à saúde passou a ganhar mais atenção das pessoas. Mas as recomendações de distanciamento muitas vezes podem inibir a busca por exames de rotina e prevenção. Não deixe de realizar seus exames periódicos: eles podem salvar a sua vida!

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, lembra que todos estão sujeitos ao risco e que o medo de ir a clínicas e hospitais não deve impedir a realização dos preventivos. “Faço meus exames regularmente, e é preciso não descuidar da saúde, em especial neste momento de pandemia”, recomendou.

Para a detecção precoce do câncer de próstata, devem ser feitos dois exames iniciais: o de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA); e o de toque retal, ambos cobertos pelo SUS. A segurança de diagnóstico ao associar os dois exames, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS) é de 90%.

Saiba mais sobre a campanha

O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, apenas atrás do câncer de pele não-melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

O Instituto estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Um a cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida.

Novembro Azul na ADUFRGS 

Confira ações de 2020 e 2019 da campanha Novembro Azul na ADUFRGS-Sindical, com depoimentos dos professores Lúcio Vieira, Vanderlei Carraro e Lucio Hagemann.

Comments powered by CComment

No thoughts on “Novembro Azul: ADUFRGS-Sindical apoia a campanha”