Previous Next

ADUFRGS-Sindical engajada na Marcha Zumbi-Dandara no próximo sábado, 20

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, a ADUFRGS-Sindical intensifica sua luta contra o racismo e qualquer tipo de discriminação marcando presença na Marcha Zumbi-Dandara, em Porto Alegre. Este ano, a mobilização traz como tema “130 anos de abolição sem reparação: em defesa dos territórios, da liberdade e da vida”. A atividade fará referência também à vereadora carioca Marielle Franco (PSol), brutalmente assassinada em 14 de março de 2018, juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, num crime até hoje não esclarecido.

Para a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, que integra o Coletivo de Mulheres da CUT/RS, a Marcha reforça a luta antirracista. “A educação tem um papel fundamental na luta contra o racismo e qualquer tipo de discriminação. Nós, da ADUFRGS-Sindical defendemos uma educação antirracista pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade para todos e todas”, defendeu. “Sabemos que o racismo estrutural atinge principalmente as mulheres negras, que na escala econômica são as que menos ganham e ainda são discriminadas pela questão racial e de gênero. Como integrante do Coletivo de Mulheres da CUT reforço a importância da participação de todos e todas na Marcha Zumbi-Dandara, que intensifica a luta das mulheres por respeito e melhores condições de vida para o conjunto da população”, destacou. “Por fim, destaco a frase de Nelson Mandela: Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

O Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical conta com uma programação especial, que inclui a Série Personalidades Negras publicada toda sexta-feira, que traz a trajetória de mulheres e homens que são referência na luta antirracista. A programação conta ainda com outras atividades alusivas do mês.

Veja a primeira matéria aqui.

Participe da Marcha

15h: Marcha Independente Zumbi Dandara, com concentração no Largo Glênio Peres rumo ao Largo Zumbi dos Palmares, Porto Alegre.

Leia matéria da CUT-RS.

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical engajada na Marcha Zumbi-Dandara no próximo sábado, 20”