Professor Pedro Cézar Dutra Fonseca recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

O professor e economista Pedro Cézar Dutra Fonseca, filiado à ADUFRGS-Sindical, foi agraciado com o Título de Cidadão de Porto Alegre, em sessão solene realizada na Câmara Municipal, no final da tarde de 30 de novembro. A indicação do homenageado recebeu aprovação unânime dos vereadores e foi uma proposição do vereador Mauro Zacher.

Durante a solenidade, o presidente do Sindicato, Lúcio Vieira, ocupou a tribuna para destacar a contribuição do professor Pedro nas áreas da educação, política e economia brasileira. “O professor Pedro é uma ilustre figura de Porto Alegre e tem se dedicado à pesquisa e aos debates mais relevantes da vida nacional no campo da economia, da educação pública. Isso colaborou muito, ao longo do tempo, com os estudos e a compreensão da conjuntura brasileira. Ele é nosso filiado da ADUFRGS-Sindical há mais de 40 anos, quase a idade de fundação do sindicato, mostrando a sua dedicação à causa sindical”, salientou.

Lúcio lembrou ainda da participação do professor Pedro em um seminário promovido pela ADUFRGS-Sindical em 2018. “Ele tinha a percepção do futuro que construía. Havia um programa crescente no Brasil. O inimigo se tornava aquele que falava diferente. Nós estávamos iniciando um processo de negacionismo e obscurantismo. O Pedro merece muito, pois acima de tudo é um democrata. Nós precisamos muito de democratas no nosso país para construir um novo projeto de nação. Meus parabéns Pedro”, manifestou.

Natural de São Borja, Pedro Cézar expressou sua alegria em receber a honraria do Legislativo Municipal. “Pra mim é uma honra receber esse Título de Cidadão de Porto Alegre da Câmara de Vereadores. Eu trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul há mais de 43 anos. Tempo dedicado à academia como pesquisador e professor. Mas também minha história na UFRGS é de muito mais tempo, pois fiz o ensino médio, a faculdade e o mestrado dentro da Universidade. Então, para mim é uma grande satisfação a forma que eu tive de colaborar com a cidade na qual trabalhei e trabalho e tenho meus filhos e a minha família. A Câmara fez o reconhecimento de algo que já existia na prática, que é a minha identificação com a cidade, apesar de eu sempre manter e me orgulhar das minhas raízes em São Borja”, declarou.

Saiba mais sobre o homenageado

O professor, bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), tem longa carreira como profissional e pesquisador na área de Economia com ênfase em Economia Brasileira. Atuou como Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS, onde foi Coordenador da Pós-Graduação em Economia, Chefe do Departamento, Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Presidente da Câmara de Pesquisa, Pró-Reitor de Pesquisa e Vice-Reitor.

Veja a participação do professor Pedro Cézar no seminário da ADUFRGS-Sindical, em 2018, refletindo sobre a necessidade de um projeto de desenvolvimento para o Brasil.

https://www.portaladverso.com.br/noticia/445

Comments powered by CComment

No thoughts on “Professor Pedro Cézar Dutra Fonseca recebe Título de Cidadão de Porto Alegre”