ADUFRGS-Sindical e CRESOL comemoram 1 ano de parceria com a realização de feira e debate sobre economia solidária neste sábado, 18

Comprometida com o desenvolvimento sustentável e o fomento ao cooperativismo, a ADUFRGS-Sindical completou 1 ano de parceria com a agência CRESOL Metropolitana.

A iniciativa em tratar dessa temática foi resultado do seminário “Cooperativismo de Crédito- Desafios e Perspectivas” promovido pelo sindicato junto à CUT/RS, SINPRO e CRESOL Tenente Portela, em 9 de dezembro de 2020. O evento teve o intuito de buscar uma forma mais justa e economicamente viável para aplicação financeira por parte das organizações, dos trabalhadores e trabalhadoras.

Inclusive, a ADUFRGS-Sindical integrou o Comitê de Criação da Cresol Metropolitana, que foi inaugurada em Porto Alegre, dia 18 de dezembro do ano passado. A Cooperativa é fruto da mobilização de sindicatos e dos movimentos sociais, que se organizaram para construir uma alternativa concreta de gestão autônoma e acessível das finanças de suas respectivas entidades.

Eventos comemorativos

Para comemorar um ano de parceria com a Cresol, a ADUFRGS-Sindical realiza uma feira na sede da Barão do Amazonas, no próximo sábado, 18, das 9h às 13h, com expositores conveniados. A ideia é divulgar aos filiados/as e à comunidade os produtos e serviços que abrangem desde o setor de alimentos até transportes. Veja os expositores:

-Solo Bueno, produtos naturais e orgânicos;

- Justa Trama, confecção de produtos de vestuário;

- Wolf Soluções em TI;

- Girasol, comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar;

- Adapa Bio, comercialização de alimentos veganos;

- Ju Guirlandas, guirlandas decorativas;

- Segunda Alternativa, reutilização de materiais, atuando na manutenção e venda de produtos eletrônicos domésticos (restaurados), produtos decorativos e transporte (frete);

- Terra Livre, comercialização de alimentos orgânicos e convencionais.

Debate no auditório

No mesmo horário da feira, a ADUFRGS-Sindical promove um debate no auditório da instituição sobre a importância da economia solidária e sustentável, caracterizada por relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica. A atividade conta com representantes da diretoria do sindicato, cooperativas e entidades sindicais.

Essa nova prática de produção e consumo privilegia a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com as gerações futuras. Além disso, a economia solidária viabiliza a comercialização, consumo, financiamento e desenvolvimento tecnológico com vistas à promoção do bem-viver das coletividades e da justa distribuição da riqueza socialmente produzida.

Núcleo de Filiados

A ADUFRGS-Sindical tem uma novidade para os professores e professoras que desejam consumir produtos e serviços focados no desenvolvimento socioeconômico e ecologicamente sustentável, socialmente justo e economicamente dinâmico. A partir de agora o sindicato, através do Núcleo de Filiados, conta com um espaço próprio, que reúne uma variedade de convênios voltados à Economia Solidária. É a ADUFRGS Solidária e Sustentável!

Isto significa um pacote de benefícios aos filiados/as da ADUFRGS que quiserem aderir à cooperativa, tendo a sua disposição mecanismos de crédito e financiamento de veículos, habitacionais, entre outros, com taxas diferenciadas e os rendimentos do próprio Sindicato na Cresol como aporte.

Fique tranquilo e participe dos eventos desse sábado com segurança sanitária. A ADUFRGS-Sindical respeita todos os protocolos de prevenção à Covid-19 estabelecidas pela sua Comissão de Enfrentamento à Pandemia (COEP). Aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool gel estão entre as medidas.

Veja o Núcleo de Filiados

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical e CRESOL comemoram 1 ano de parceria com a realização de feira e debate sobre economia solidária neste sábado, 18”