GT de Direitos Humanos da ADUFRGS-Sindical tem primeira reunião formal presencial

Na manhã desta quinta-feira, 16, o GT Direitos Humanos da ADUFRGS-Sindical que será coordenado pela professora e diretora de Comunicação do sindicato, Sônia Mara Ogiba, realizou a primeira reunião formal e presencial para discutir as propostas para o ano de 2022.

Dessa primeira reunião participaram o professor do IFRS e diretor de Assuntos Jurídicos do sindicato, Eduardo de Oliveira da Silva, a professora Luciana Nunes, do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFRGS), a professora Denise Jardim, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS e a professora Maria Luiza Saraiva Pereira do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS-UFRGS).

Também integram o GT de Direitos Humanos, a professora Liliane Madruga Prestes, do IFRS Campus Porto Alegre e o professor Adauto Locatelli Taufer, do Colégio Aplicação da UFRGS.

A professora Sônia refletiu sobre a importância do sindicato trabalhar com a pauta dos Direitos Humanos no momento em que há urgência nas lutas pelo resgaste da justiça social no País e pela garantia de todos os direitos sociais previstos na constituição desde 1988. “O Grupo de Trabalho será um espaço coletivo, de escuta, visando contribuir para uma mudança de cultura e mentalidades dentro e fora das nossas instituições. Lugar, portanto, de memória, registro e resistências contra a lógica do apagamento dos rastros das maiorias minorizadas”, ressaltou. “A ADUFRGS, durante o mês de Novembro, desenvolveu uma programação intensa com uma série de entrevistas com personalidades negras que contribuíram no combate ao racismo, além da participação do sindicato na Marcha Zumbi-Dandara, dia 20 de novembro em Porto Alegre e da produção e divulgação de podcasts sobre o tema”, mencionou.

Sônia mencionou ainda, a participação da ADUFRGS-Sindical na Semana dos Direitos Humanos do PROIFES-Federação, realizada em formato virtual de 6 a 10 de dezembro, que encerrou com uma roda de conversa híbrida, reunindo representantes de sindicatos da educação do Brasil e de países associados à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma das entidades organizadoras do evento.

O GT Direitos Humanos foi lançado no dia 5 de outubro, durante live do sindicato em celebração aos 20 anos da III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.

Veja a matéria.

Assista a live aqui.

Confira o Novembro Negro na ADUFRGS-Sindical

Entrevista com a professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical

ADUFRGS-Sindical reforça seu apoio à luta antirracista durante a Marcha Zumbi-Dandara

ADUFRGS-Sindical saúda exposição "Donas da história", que homenageia mulheres negras gaúchas

ADUFRGS-Sindical lança nova séries de podcasts no Canal do Spotify

Novembro na ADUFRGS-Sindical destaca Série Personalidades Negras

Lélia Gonzales é destaque na Série Personalidades Negras da ADUFRGS-Sindical

Confira mais um destaque da ADUFRGS-Sindical para a Série Personalidades Negras -Salgado Maranhão

bell hooks é destaque na Série Personalidades Negras da ADUFRGS-Sindical

Veja novo episódio de podcast no Spotify da ADUFRGS-Sindical

NOVEMBRO NEGRO NA ADUFRGS-SINDICAL: Secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, Isis Garcia, defende políticas afirmativas para igualdade de oportunidades

NOVEMBRO NEGRO NA ADUFRGS-SINDICAL: Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Ana Cruz, considera que o estudo é a grande libertação para combater o racismo estrutural

Comments powered by CComment

No thoughts on “GT de Direitos Humanos da ADUFRGS-Sindical tem primeira reunião formal presencial”